segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Consulado do Líbano no Rio terá mostra de fotos

Data Nacional do país árabe, 22 de novembro, será comemorada com ampliação das atividades e espaço cultural. Haverá exposição de imagens sobre imigração, abertura de livraria e mais área para aulas de árabe.



Divulgação
Sede do consulado fica em Botafogo

São Paulo – O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro comemorará a Data Nacional do país árabe, que é 22 de novembro, com a promoção de novas atividades culturais. O consulado vai inaugurar uma exposição de fotos, abrir uma livraria para comercialização de publicações sobre o Líbano e ampliar o espaço da sua sede, no bairro carioca de Botafogo, para ações culturais educativas, como as aulas de idioma árabe. O consulado pretende, com isso, trazer a cultura libanesa para mais perto da colônia árabe e dos brasileiros que vivem no Rio.

A exposição de fotos será sobre a imigração libanesa no Brasil e terá também documentos antigos a respeito do tema. As imagens são do acervo do curador da exposição, o historiador e escritor brasileiro que vive no Líbano, Roberto Khatlab. Ela poderá ser vista por convidados, como professores e diplomatas, no dia 23 de novembro, e depois seguirá para outros locais do Rio, como o Seminário Internacional Brasil-Líbano, na Universidade Candido Mendes, no dia 25 de novembro. A mostra volta para o consulado em dezembro e estará então aberta para visitação, com agendamento pelo emailcultura@consuladogeraldolibanorj.com.br. A mostra é do Instituto de Cultura Brasil-Líbano, com patrocínio do consulado.

De acordo com o cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Ziad Itani, a livraria terá, inicialmente, obras da editora Hachette Antoine. “São livros para crianças, adultos, sobre história, cozinha”, explica Itani, lembrando que essa é uma necessidade da comunidade libanesa do Rio de Janeiro. Os livros serão vendidos a preço de custo, sem lucro para o consulado, de acordo com o cônsul, e mais adiante também serão feitas parcerias com outras editoras. A Hechette Antoine é uma joint-venture entre uma editora libanesa e uma francesa. Os livros serão comercializados no consulado entre 15h e 21h durante a semana. A maior parte dos livros está escrita em árabe, mas também haverá publicações em inglês.

O espaço cultural do consulado foi aberto há um ano e quatro meses e atualmente oferece aulas de idioma árabe para 110 estudantes. “Quarenta por cento são descendentes de libaneses”, diz Itani. O curso custa R$ 300 por módulo de 32 horas. Como há bastante procura, o espaço para as classes e outras atividades culturais será ampliado. A área passará a contar, por exemplo, com um mini auditório, além da livraria. No auditório serão realizadas mostras de filmes e promovidas palestras e debates sobre temas da cultura libanesa. De acordo com Itani, elas já são feitas no consulado, mas ocorrerão em maior número.

A Data Nacional do Líbano comemora a independência do país árabe, quando os franceses libertaram dirigentes políticos libaneses a aceitaram a autonomia do país.

Contato:
Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro
Rua Dona Mariana, 39 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Site: http://www.consuladogeraldolibanorj.com.br/site/index.php
Telefone: +55 (21) 2539 2125
Email: cultura@consuladogeraldolibanorj.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário