quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Incra expõe produção de assentamentos no 5º Festival da Uva do Piauí

Publicado dia 10/11/2015

O estande da Superintendência Regional do Incra no Piauí atraiu dezenas de visitantes que estiveram no 5º Festival da Uva, realizado de 6 a 8 de novembro, no município de São João do Piauí (a cerca de 500 quilômetros da capital, Teresina). Durante os três dias de evento, quem passou por lá conheceu a produção de áreas de reforma agrária localizadas em várias cidades piauienses, principalmente do assentamento Marrecas, em São João. O cultivo de uva é atividade bem-sucedida na comunidade, iniciada pelos moradores há doze anos. 

O sucesso da produção no Marrecas foi o responsável pela criação do Festival da Uva do Piauí, já na 5ª edição. Atualmente, estão sendo investidos no local R$ 40 milhões em recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a fim de que a área irrigada para fruticultura seja aumentada dos atuais 90 hectares para mil hectares. Além de uva, os moradores do assentamento produzem, manga, caju e goiaba.

O superintendente do Incra no Piauí, Oscar Procópio, e a superintendente-substituta, Natalli Oliveira, participaram do festival acompanhados de servidores da autarquia. “O Incra e a Codevasf já se preparam para selecionar as outras famílias que serão beneficiadas com a nova área de produção do assentamento Marrecas”, declarou Oscar Procópio. 

No estande da reforma agrária, os visitantes puderam conhecer e degustar uvas, doces como o de caju, paçoca de castanha, além de obter informações sobre o trabalho do Incra na região. “O evento é uma grande oportunidade para o Incra divulgar à sociedade a sua participação no desenvolvimento econômico e social no Piauí”, declarou a superintendente substituta, Natalli Oliveira. 

Projeto 
A produção de uvas no assentamento Marrecas, iniciada em 2003, envolveu as famílias assentadas, o Incra e a Codevasf. A autarquia viabilizou a área para produção, além de estrada, rede elétrica e um poço. A Codevasf, por sua vez, investiu em assistência técnica, instalação da área irrigada, expansão da rede de energia e equipagem do poço. 

A associação dos agricultures do assentamento estima que a colheita deste ano foi de cerca de 180 toneladas da fruta. Além da venda aos consumidores em feiras da região, parte da produção é destinada a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Compra Direta, do Governo do Piauí. 

A agricultora Maria de Lourdes Pereira, 44 anos, moradora do assentamento há mais de 25 anos, participante do festival, garante que a produção de uva mudou totalmente a sua vida. "Eu e minha família somos a prova de que a produção de uva no sertão é possível. Foi através desse sucesso que conseguimos melhorar nossa casa, comprar carro e dar uma educação de qualidade para nossas filhas", comemora Lurdinha, como é conhecida. 

O Festival da Uva é realizado pelo governo estadual, em parceria com o Incra, Codevasf, prefeitura de São João do Piauí, entre outros órgãos. 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui
http://www.incra.gov.br/pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário