quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Por que minimizam a maior tragédia ecológica ocorrida no Brasil?

Da Redação

Água do Rio Doce dá claros sinais de contaminação por ferro
Água do Rio Doce dá claros sinais de contaminação por ferro
O Brasil vive a sua maior tragédia ecológica da história. Algo comparável ao que ocorreu em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, ou em Fukushima, em 2011. O leito do Rio Doce, a maior reserva de água do planeta, está sendo contaminado por metais pesados. E mais: o mar de lama, que devastou um povoado matando sabe-se lá quantas centenas de pessoas e animais, segue em direção ao litoral do Espírito Santo destruindo o que vê pela frente. Mas por que ninguém se importa com isso? Por que a velha mídia finge que nada aconteceu? Leia artigo do jornalista Rogério Godinho.


MARIANA E A LAMA - CRIME E SILÊNCIO!



"Vou dar a medida da encrenca. O que está acontecendo no Rio Doce é pior do que a soma dos piores desastres ambientais dos últimos 30 anos. Algodões, Camará, Macacos, os três rompimentos de Cataguases (2003, 2007 2009) até Itabirito no ano passado. Por qualquer critério disponível, seja extensão ou volume de rejeitos.

Repito: o que está acontecendo é pior do que a soma de todos eles. São 62 bilhões de litros de uma lama impregnada de metais que vai chegar até o litoral do Espírito Santo. Sem contar que o rejeito - pela presença do ferro - está cimentando (mesmo!) diversas partes do rio. E estamos falando da mais importante bacia hidrográfica dentro da Região Sudeste. Sentiu o problema?

No que se refere a mortes, ainda não sabemos, até porque a Samarco (a Vale!) fechou a região das barragens e não dá informação nenhuma. Isso também é inédito: a empresa responsável e que precisa ser investigada é a única a ter acesso ao local do crime. Mas sabemos que são centenas de pessoas desaparecidas. Só em Bento Rodrigues, metade dos moradores não conseguiu sair a tempo. Sem contar os milhares de animais mortos. 

Imagine uma longa estrada de destruição. Visualize. Peixes, vacas, cavalos, cachorros, tudo que estava na frente. Até ninhos de tartarugas lá na foz do rio estão removendo para tentar salvar antes que a lama chegue.

Mais inédito do que tudo isso é o absoluto desinteresse da mídia. No primeiro dia, os jornais deram uma pequena e ridícula chamada na primeira página. No segundo dia, o assunto sumiu. 

Este é o nosso vazamento de óleo do Golfo México, nosso vazamento da Exxon no Alasca, nosso Fukushima.
Mas quem se importa?"

- Rogério Godinho - Jornalista

36 comentários:

  1. Uma mídia compactuada com a oligarquia fará de tudo para encobertá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a 'oligarquia' está mancomunada com a gang petista....Vale (Samarco) não é empresa privada, desde que o PT aparellhou esta empresa tbm...Lula derrubou o melhor executivo que comandou a empresa , o Roger Agnelli, colocou os Fundos de Pensão, a BNDES Par entre outras o Bradesco, parça do PT (tanto que Levy é do Bradesco), para conseguir manipular a empresa sem que ninguém se dê conta...daí quando acontece a tragédia, a culpa do 'sistema capitalista opressor" e suas "oligarquias"....veja aqui (http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/governo-derruba-presidente-da-vale/)

      Excluir
    2. Cara, como você fala besteira. É mesmo "Unknown" neste mundo, alguém que fale reiteradamente tanta bobagem !!! Vai se informar , estudar, fazer qualquer coisa de útil pra si e pro mundo!

      Excluir
    3. O Governo Federal é sim co-responsável no desastre. Quem tem o dever de fiscalizar a segurança de áreas de risco? O IBAMA, a Defesa Civil etc... todos órgãos comandados pelo poder Federal, pois uma área de risco desta natureza deve ser monitorada pela Defesa Civil Federal, subordinada ao Ministério da Integração Nacional. Agora, ficam se omitindo das responsabilidades e quereno culpar só a Empresa. Neste absurdo nã têm inocentes. Todos devem ser respnsabilizados pelo tamanho do desastre. Pode ser que colocando alguns na cadeia, tomem jeito e cuidem mais de ouros casos semelhantes, não se deixando corromper por propinas para fornecimento de laudos positivos
      .

      Excluir
    4. Quem privatizou a vale foi fhc.

      Excluir
  2. Interesses políticos por trás disto também, como sempre !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Centenas de mortos?? Que eu saiba são 9 mortos e 18 desaparecidos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Centenas de mortos incluido as pessoas e todos os animais porque também são vidas e sofrem da mesma forma!

      Excluir
    2. Esses são apenas os números divulgados que querem que vocês acreditem. Para ajudar tem o caso de Paris. Sabe quando os números reais vão aparecer? Nunca.

      Excluir
    3. se é uma empresa publica, é culpa da dilma. Se é uma empresa privada é culpa da dilma. Estou cansado dessa gente cega é burra! Até diante de uma tragédia dessa são capazes de fazer um comentário que não contribui com absolutamente nada.

      Excluir
    4. 400 ate agora. Podem ter mais.

      Excluir
  4. Jesus Amado..... é nós simples mortais.... oque podemos fazer diante de tanta tragédia? Meu coração sangra.... me sinto incapaz..... quanto descaso... pra mim, leiga no assunto... isso já era uma tragédia anunciada.... o armazenamento de toda essa lama acima do município, só poderia resultar nisso, não vejo como acidente e sim como descaso.

    ResponderExcluir
  5. Alguém espera que um anunciante de peso como a Vale seja exposta de forma tão negativa pela imprensa?

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Ronaldo Mansur, a pergunta nao foi respondida. Por quê??? Por que estão falando tanto dos atentados na França e quase nada sobre essa tragédia? ??? Alguem pode responder?????

    ResponderExcluir
  7. O Brasil está nas mãos de BANDIDOS de alta PERICULOSIDADE

    ResponderExcluir
  8. A França continua bombardeando a síria, mesmo assim são tratados como vítimas... qualquer coisa que aconteça contra os gringos pode afetar as férias da elite Brasileira... dão as costa pro Brasil, olhos e ouvidos abertos para a Europa... mídia monopolizada, nojenta! tá na hora dos Brasileiros tomarem as ruas e obrigarem a Vale/Samarco pagar por seus crimes..

    ResponderExcluir
  9. Sou solidário com as vitimas dos atentados na França sim, mas nosso momento é muito mais preocupante porque a tragédia de Marina, ainda vai trazer muitos problemas para o nossos ecossistemas e nosso pais, que também sofre uma crise politica muito preocupante...

    ResponderExcluir
  10. Estamos completamente abandonados, não merecemos uma palavra de alento , de explicação, ninguem se responsabilizando , a "vale nada" enviando água contaminada com querosene pra Governador Valadares e fica tudo por isso mesmo, o silêncio criminoso dos governos e da imprensa.. só temos uns aos outros.

    ResponderExcluir
  11. Quem disse que o Rio Doce é a maior reserva de água doce do planeta??? Acho que você precisa ler e estudar um pouquinho antes de escrever tanta besteira...

    ResponderExcluir
  12. Eles estão aproveitando a catástrofe de paris pra encobrir o que tá acontecendo em Minas, sabe lá quantos mortos. Mas sabe quando eles vão falar ? nunca. Vai saber o que tá por trás disso tudo, querem abafar o caso, pensam que somos tolos. Que bando de hipócritas. Lamentável sobre o atentado em paris, estou triste, com tudo que está acontecendo, mas por favor. Não podemos esquecer onde moramos. E fingir que nada está acontecendo. Por que é isso que eles querem que a gente pensa!.

    ResponderExcluir
  13. Onde tem petralhas no comando tem desgraça e lamaçal, e uma urucubaca pesadissíma, só não percebe quem não quer ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você é muito burro ou está sendo financiado por alguém?

      Excluir
  14. cada pais com seus problemas o nosso ta em minas acorda brasil

    ResponderExcluir
  15. BRASIL, PÁTRIA DO ATOLEIRO: Político, educacional, financeiro... E AMBIENTAL !!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Eu sou Sicrano, primo do anônmo e parente do Unknown.

    ResponderExcluir
  17. "O leito do Rio Doce, a maior reserva de água do planeta". Não da pra continuar depois dessa. Fonte?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Lendo as notícias e, principalmente, os comentários das pessoas, observo que todos responsabilizam e cobram atitudes do governo e da Vale neste caso de MG, porém, não vi (até agora) ninguém "revoltado" com a BHP Billiton, que é dona de 50% da Samarco. A BHP Billiton junto com a Rio Tinto são controladas pelas mesmas "pessoas" que financiaram o pagamento da idenização a Portugal pela independência ("perda") do Brasil em 1825 (3 milhões de libras, nossa primeira e enorme dívida externa), e desde esta época estão envolvidas indiretamente com a história econômica do país (e, quem sabe, com políticos, imprensa, etc.). Não apoio, de forma alguma, "teorias da conspiração", mas a postura "indiferente" de políticos importantes e a breve cobertura dada pela mídia ao assunto, indica que pode ter muito mais sujeira por baixo de toda a lama espalhada nesta tragédia.

    ResponderExcluir
  20. A galera culpa o governo, realmente deve haver fiscalização, entretanto 50% da samarco é da Vale do Rio Doce q n foi privatizada e sim dada praticamente de graça pelos tucanos e os outros 50% são da BHP q possui um extenso histórico de "acidentes" deixou mortos em seus empreendimentos em décadas, no caso da Vale esse é o primeiro e ela é corresponsável, entretanto se fizermos uma analogia, tanto no área da mineração e na exploração de petróleo, quando estatais n temos praticamente crimes ambientais, já as estrangeiras tem um grande descaso pelo futuro do planeta, seja o derramamento de petróleo no golfo do méxico, esse agora de mariana q é de responsabilidade com certeza da BHP e demais q conhecemos

    ResponderExcluir
  21. O que é Ignorante:

    Ignorante é um adjetivo e substantivo de 2 gêneros da língua portuguesa com origem no termo em latim ignorante. Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpido, tolo, inepto, imbecil e revela falta de saber, desconhecimento e imperícia.

    Em alguns casos a palavra ignorante não possui um sentido tão pejorativo, podendo ser também a qualidade de alguém que é inocente e ingênuo. Esta palavra remete também para alguém que não conhece uma coisa por não ter estudado a respeito ou que apresenta comportamentos incivilizados e rudes.

    Existe uma diferença entre agir por ignorância e agir na ignorância. Quem age por ignorância age por falta de conhecimento, é forçado, tratando-se de uma ação involuntária. Quem age na ignorância age incivilizadamente de forma voluntária.

    O indivíduo ignorante (ignorant em inglês) vive ou atua de acordo com a ignorância, muitas vezes baseando a sua vida em preconceitos, superstições, e ideias sem fundamento. Desta forma, ele constrói um mundo falso, com noções errôneas a respeito dele mesmo e do mundo que o envolve. Esta forma de viver e de pensar do indivíduo ignorante o incapacita de ver e aceitar as verdades, e o impedem de adquirir conhecimento.

    O influente filósofo grego Aristóteles afirmou: "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." Esta afirmação revela que uma das bases da aquisição do conhecimento é ter dúvida. Se existe dúvida, há vontade de estudar, pesquisar, pensar sobre um determinado assunto. Isso é o que faz uma pessoa sábia e sensata. Alguém que pensa que já sabe tudo, não tem motivação para aprender e para evoluir, e revela acima de tudo, uma atitude ignorante. Como diria o sábio filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei". Só quem não é ignorante é capaz de fazer uma afirmação dessas.
    Ignorante político

    Bertolt Brecht, ilustre poeta, dramaturgo e encenador alemão, disse a respeito da ignorância de um político:

    "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

    ResponderExcluir