segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Receita volta a emitir guia do esocial; 1,1 milhão de domésticas com direitos não é noticia


domesticas
Os sites de notícias passaram o dia destacando os problemas operacionais – já resolvidos –  na emissão de guias de recolhimento do Simples Doméstico, que desburocratiza e unifica o recolhimento das obrigações patronais em relação aos empregados domésticas (mais justo será chamar de empregadas domésticas, porque veremos que mais de 90% serão mulheres).
Foi assim ao longo de todo o processo, desde que o notório Alexandre Garcia desancou o Governo, dizendo que os empregadores não iam se cadastrar. Sucederam-se as matérias dizendo que “só 10%”, “apenas 20″. “menos de 50%” dos empregadores tinha se cadastrados.
Ontem, eram 1,1 milhão de empregados cadastrados por 1,06 milhões de empregadores. Terça, o numero deve passar de 1,2 milhões de trabalhadores com seus direitos regularizados.
Quase ninguém falou nada sobre este imenso processo de regularização e inclusão num país que começou o ano com 11,7 milhões de carteiras assinadas no setor privado.
Lógico que muitos dos trabalhadores registrados no esocial já tinham registro, embora sem direitos e com difícil controle do recolhimento de suas contribuições. Mas é certo que muitos passaram a ter carteira agora que não se tornou mais simples e verificável o cumprimento das obrigações patronais.
Obrigações que – vocês lembram? – mídia dizia que ia gerar desemprego em massa, pois os patrões não tinham como honrar.
Não apenas não houve desemprego entre as domésticas como – por falta de vagas em outras atividades, seu número teve um ligeiro aumento em 2015.
E ninguém quebrou por causa disso.
No máximo um ou outro aprendeu a fazer arroz sem grudar no fundo da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário