terça-feira, 3 de novembro de 2015

Famílias celebram conclusão de casas em assentamento no Ceará

Publicado dia 03/11/2015
Casas novas, feitas de alvenaria, substituem as moradas simples, de taipa - Foto: Comunicação Popular/Espaf
 
Celebrar vida nova na terra transformada pela Reforma Agrária. Com esse objetivo, as famílias do assentamento Novo Jabuti, localizado no município de Granja (CE), promoveram uma grande festa para marcar a conclusão das primeiras 47 casas do local do Centro Comunitário, erguidos com recursos do Incra e esforço da comunidade.
 
As novas habitações, feitas de alvenaria e piso revestido de cerâmica, substituem as moradas simples, de taipa, nas quais as famílias moravam antes da desapropriação da área. "Foi uma alegria muito grande quando as obras terminaram. A construção das casas foi um momento de vida nova pra gente", disse o presidente da associação local, Raimundo Nonato Araújo.
 
O Centro Comunitário possui auditório e salas para reunião e atendimento médico. Está todo equipado, com 80 cadeiras, duas mesas, fogão industrial, dois freezers, computador e impressora. Foram investidos cerca de R$ 900 mil na estruturação inicial do assentamento, em recursos disponibilizados pelo Incra, por meio dos antigos créditos habitação e apoio inicial.
 
Com casas prontas e perspectiva de um futuro melhor, a partir do início do serviço de Assistência Técnica no assentamento, as famílias decidiram celebrar o momento especial. "Nós nos reunimos e decidimos que esse momento era de comemorar. Tínhamos que compartilhar essa felicidade com os amigos", explica Raimundo.
 
Segundo o chefe da divisão de Desenvolvimento do Incra/CE, Marcos Cândido - que representou a autarquia no evento, realizado na noite do dia 24 de outubro -, cerca de 800 pessoas estiveram na celebração, entre representantes da Pastoral da Terra, da Diocese de Tianguá, Prefeitura municipal de Granja, assentamentos e comunidades rurais da região.
 
Planejamento
O futuro do assentamento começa a ser planejado. Técnicos da empresa contratada pelo Incra/CE para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na comunidade já iniciou os trabalhos em campo. "Nas reuniões com os técnicos nós mostramos como a área era, como é agora e qual assentamento queremos no futuro. A gente só pensa em melhorar, termos mais conquistas.", conclui Raimundo Araújo.
 
Com ATER garantida as famílias estão aptas a acessar o novo formato de crédito ofertado ao público da reforma agrária. De acordo com a Equipe de Articulação Regional do Incra/CE, que atende o assentamento, em torno de 45 mulheres da comunidade devem receber em breve o Fomento Mulher, no valor de R$ 3 mil por beneficiada. As outras sete casas do assentamento, que possui 54 famílias assentadas, serão construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário