quinta-feira, 23 de julho de 2015

Assentados maranhenses colam grau como Técnicos em Agroecologia pelo Pronera

Publicado dia 23/07/2015
Em uma tarde festiva, colaram grau 72 alunos da primeira turma do Curso Técnico em Agroecologia, oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Maranhão. A solenidade aconteceu, no último sábado (18), na sede da Câmara dos Vereadores, no município de Buriti Bravo, distante cerca de 500km de São Luís (MA).
O Curso, de nível médio  foi realizado por meio de uma parceria entre o Incra e o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) para a formação de assentados, visando o desenvolvimento sustentável dos assentamentos do município de Buriti Bravo e região.  
Estiveram presentes na solenidade o superintendente substituto do Incra/MA, Ary Filomena Kurz, o prefeito de Buriti Bravo, Cid Costa, o coordenador geral do curso de Agroecologia, Antônio Tomaz Vasconcelos, representando o reitor do Ifma, além de outras autoridades, graduandos e familiares 
Kurz falou sobre as mazelas da monocultura na desertificação do solo e da contaminação dos solos e água por agrotóxicos e também destacou a importância da agroecologia para o desenvolvimento sustentável da agricultura e para a preservação do meio ambiente, da sua biodiversidade e conservação dos recursos naturais. “Daí a importância de se promover esse tipo de ação, com a participação da sociedade, para garantir o sucesso das boas práticas de desenvolvimento aliadas à sustentabilidade”, afirmou.
Vasconcelos enfatizou a questão da preservação ambiental e dos recursos naturais para os projetos produtivos nos assentamentos. Falou ainda sobre a importância de apoiar e valorizar a formação de profissionais nessa área e de propiciar formulação de políticas, como acesso ao crédito, assistência técnica e educação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e geração de empregos no campo.
O curso teve duração de três anos e carga horária de 2.980 horas/aula, em duas salas de aula no município de Buriti Bravo. As aulas foram distribuídas entre o tempo escola (80%) e o tempo comunidade (20%). No final do curso, os alunos apresentaram um projeto com proposta de utilização da agroecologia  na agricultura familiar.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
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