quinta-feira, 23 de julho de 2015

Incra prorroga até 2018 contrato de assistência técnica para 2 mil famílias

Publicado dia 22/07/2015

A Superintendência Regional do Incra em Goiás assinou, nesta terça-feira (21), dois termos aditivos de prorrogação do contrato com a Zootec Assessoria e Projetos, estendendo as atividades até 2018. 
A Zootec presta, há dois anos, serviço de assistência técnica e extensão rural em 24 assentamentos (quadro abaixo) nos quais vivem 2006 famílias. Com a assinatura dos aditivos, o Incra investirá cerca de R$ 13 milhões ao longo dos próximos três anos.
O superintendente do Incra, Jorge Tadeu Jatobá Correia, informou que a Zootec deverá apresentar ao Incra um plano de trabalho que terá de ser elaborado com a participação dos agricultores de cada um dos assentamentos atendidos.
Tal  trabalho deverá ser concluído em até três meses. “Nossa orientação é que a empresa comece a pensar suas atividades diante do conceito de territorialidade dos assentamentos e do trabalho em  rede”, destacou. 
Balanço
A equipe de Assistência Técnica, Social e Ambiental Rural (Ater) do Incra em Goiás faz uma avaliação positiva dos dois anos de serviços prestados pela Zootec Assessoria e Projetos.
Yuri Silva Pires e João Heliodoro Barros de Oliveira, dois dos membros da equipe de Ater do Incra em Goiás, pontuam que um dos avanços do trabalho em campo foi incentivar e concretizar o ingresso das famílias rurais nos programas de produção e renda do Governo Federal.
Após fiscalização dos serviços de Ater e acesso aos números da Zootec, os dois técnicos do Incra observam que as famílias assentadas receberam bem as novas técnicas de produção, como o pastejo rotacionado do gado - método de confinamento em piquetes para que o rebanho se alimente de forma intensiva - visando melhorar a produção do leite. 
No assentamento Canudos, situado a 60 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás, o resultado do novo pastejo é concreto. 
Dona Eliane Rodrigues, moradora da parcela 299, começou a experiência com 0,8 hectares de pastejo rotacionado e viu a produção de leite aumentar de 300 para 390 litros  diariamente. 
Com as condições sanitárias adequadas, a assentada conseguiu contrato para fornecer o leite para uma grande empresa de sorvetes.

Assentamentos atendidos:
Lista dos assentamentos atendidos pela empresa Zootec



Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias
http://www.incra.gov.br/go

Nenhum comentário:

Postar um comentário