terça-feira, 22 de setembro de 2015

Agroecologia em pauta


 0  0 
 
 
terça-feira, 22 Setembro, 2015 - 18:45
Foto: Tamires Kopp/MDA
O esforço é coletivo para que sistemas agroecológicos sejam conhecidos e implantados no meio rural brasileiro. Por este motivo, a Universidade Federal Rural de Pernambuco se uniu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para debater e fortalecer a iniciativa no campo. O tema ganha destaque, de 22 a 24 de setembro, em três eventos conjuntos, com atividades voltadas para a agroecologia, na capital pernambucana.
A secretária-executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, que esteve presente na abertura dos eventos – II Seminário Internacional de Agroecologia, III Seminário de Agroecologia de Pernambuco e II Jornada dos Povos de Pernambuco – contou que o momento é importante para levantar as principais questões sobre o tema.
“Foi um debate muito rico, de muita reflexão e de preparação das principais demandas, reivindicações e orientações sobre agroecologia. Esse assunto, inclusive, já está sendo incorporado na grade curricular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem os principais cursos nessa área, como agronomia e extensão rural”, adiantou.
Maria Fernanda acrescentou que a agroecologia está entre os temas de maior discussão dentro do ministério. “A agroecologia está como um dos eixos estruturadores no MDA. Todas as chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) já têm esse enfoque agroecológico, além de um esforço no processo de qualificação dos extensionistas rurais, em metodologias de Ater e sistemas de produção agroecológicos”, afirmou ao salientar que a meta é de que 20 mil extensionistas sejam capacitados.
O evento
O II Seminário Internacional de Agroecologia, o III Seminário de Agroecologia de Pernambuco e a II Jornada dos Povos de Pernambuco terão dois eixos principais, durante três dias.
O primeiro envolve os impactos e conflitos gerados pelo agronegócio e pelos projetos que ameaçam a terra, a água, o território e a soberania alimentar das comunidades e povos tradicionais e movimentos sociais em Pernambuco. Já o segundo eixo aborda as resistências e proposições para o fortalecimento do campo agroecológico e das lutas.
Os eventos são compostos por mesas redondas, palestras, instalações pedagógicas, rodas de diálogos e plenárias, com a participação de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, indígenas, jovens rurais e assentados da reforma agrária.

Jalila Arabi
Ascom/ MDA

- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agroecologia-em-pauta#sthash.3GYJi3WT.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário