terça-feira, 22 de setembro de 2015

Propostas buscam ampliar produção de carne no semiárido brasileiro


 0  0 
 
 
terça-feira, 22 Setembro, 2015 - 16:30
Foto: David Alves/MDA
Desafios referentes à produção, acesso ao mercado, governança e políticas públicas estarão em debate na Oficina Temática da Carne Ovina e Caprina no Nordeste, a partir desta terça-feira (22). O encontro, que termina no dia 24, reúne cerca de 80 participantes - agricultores familiares, técnicos de Ater, pesquisadores, agentes governamentais e representantes de associações, cooperativas, frigoríficos e restaurantes de nove estados -,no Petrolina Palace Hotel, em Petrolina (PE).
A Oficina, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Embrapa, apresenta experiências bem sucedidas de desenvolvimento territorial em polos de produção de carne de ovinos e caprinos. O objetivo é elaborar, junto com os participantes, um diagnóstico das prioridades desse setor, em termos de assistência técnica, extensão rural, ensino, pesquisa, governança territorial, produção, acesso ao mercado, beneficiamento de produtos e inspeção sanitária.
Ao trazer essas temáticas, a Oficina pretende discutir e construir propostas sobre aspectos considerados centrais para o desenvolvimento da ovinocultura e caprinocultura de corte. Embora o consumo das carnes apresente, nos últimos anos, tendências de crescimento no país e boas oportunidades em nichos de mercado, ainda há entraves, como carências de tecnologias na produção, na governança do setor e na ampliação da inclusão dos produtos dos pequenos produtores nos mercados.
O engenheiro agrônomo do Departamento de Assistencia Técnica e Extensão Rural/MDA, Manoel Mendonça, ressalta que o evento faz parte da estratégia de realização de oficinas de concertação e temáticas, coordenadas pelo MDA e Embrapa, em diversas regiões do país, no âmbito do Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade para a Agricultura Familiar, integrando assistência técnica, ensino e pesquisa.
Segundo Caroline Barbosa, pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos, a proposta é também articular com os participantes a composição de uma rede de instituições que possa discutir de forma mais efetiva as questões ligadas ao setor produtivo, a exemplo das redes sobre leite caprino e agroecologia, que já começaram a ser construídas a partir de oficinas realizadas, respectivamente, em novembro de 2014 e em junho deste ano.

*Com informações da Embrapa Caprinos e Ovinos
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/propostas-buscam-ampliar-produ%C3%A7%C3%A3o-de-carne-no-semi%C3%A1rido-brasileiro#sthash.kDrgEkad.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário