quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Presidente da RBS pode ser desligado por envolvimento na Operação Zelotes, diz jornal


Redação Portal IMPRENSA 30/09/2015 10:30
O presidente-executivo do grupo RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Eduardo Sirotsky Melzer, pode deixar o cargo. A informação foi publicada pelo jornalista Luiz Cláudio Cunha, que acompanha desde o ano passado a crise na empresa peloJornal Já.

Crédito:Divulgação
Presidente-executivo do grupo RBS pode ser afastado por envolvimento na Operação Zelotes
De acordo com o jornalista, o afastamento de Duda Melzer, como é conhecido, será oficializado em outubro. A especulação se intensifica num momento em que a Polícia Federal denunciará os primeiros nomes da Operação Zelotes.

Segundo a Folha de S.Paulo, a RBS e Gerdau são empresas que apresentam indícios mais fortes de participação no esquema de corrupção efetuado para não pagar impostos. Entre os denunciados devem constar o nome de seis grupos e dirigentes. 

A CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), no Senado Federal, aprovou a convocação de Duda Melzer para dar testemunho sobre as apurações. Mesmo que deixe o cargo, ele deverá comparecer, neste caso, como ex-presidente do grupo.

A empresa negou a mudança em sua direção.  O Grupo RBS é o principal conglomerado de comunicações no Rio Grande do Sil e em Santa Catarina. Nos dois estados, é responsável por quatro canais e 18 retransmissoras que alcançam aproximadamente 800 municípios, oito jornais e sete rádios.   
O site Coletiva.Net, que acompanha o mercado de comunicação no Estado, também noticiou que Melzer pode deixar o cargo. “Há semanas circula no mercado a informação de que foi contratado um escritório de head hunters (caça-talentos) de São Paulo para identificar um profissional que assuma o comando do grupo”, escreveu.

Se Melzer deixar o cargo, será a primeira vez em mais de 50 anos de existência, que a administração da empresa deixará de pertencer à família Sirotsky e será conduzida por um profissional do mercado. O executivo é neto do fundador da empresa, Maurício Sirotsky e assumiu o comando do grupo em 2012, no lugar do tio, Nelson Sirotsky, que hoje é presidente do Conselho de Administração da companhia. 

Em agosto do ano passado, Melzer ganhou notoriedade ao anunciar a demissão de 130 funcionários por e-mail. “Temos apoio dos acionistas nas nossas decisões e temos também (...) coragem, energia e desapego para deixar de fazer coisas que não agregam e investir no que pode nos fazer crescer”, escreveu no comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário