segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Publicação será lançada nesta terça (29)

0  4 
 
 
segunda-feira, 28 Setembro, 2015 - 13:00
O Brasil é um dos maiores produtores de plantas transgênicas no mundo, com mais de 42 milhões de hectares cultivados com soja, milho e algodão. Como não há consenso sobre o impacto desse tipo de cultivo para o meio ambiente e para a saúde humana, a temática está no topo das discussões sobre soberania e segurança alimentar, agrobiodiversidade e sustentabilidade. 
Para estimular esse debate, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) lança, durante o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, a publicação Lavouras Transgênicas – Riscos e incertezas – mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos reguladores de OGMs. Com autoria de Gilles Ferment, Leonardo Melgarejo, Gabriel Bianconi Fernandes e José Maria Ferraz, a publicação foi idealizada pelo Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), ligado ao MDA.
“Com o livro, queremos contribuir para qualificar processos de avaliação de risco”, comenta Leonardo Melgarejo. “Acreditamos que ele servirá para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e à construção de pontes seguras entre a segurança alimentar e a soberania nacional”, ressalta o autor, que também é integrante do GEA e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Agrotóxicos e Transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).
A obra indica um conjunto de referências bibliográficas que consideram o tema dos transgênicos sob a ótica da preservação da natureza e de um modelo agrícola sustentável, propondo a discussão dos efeitos imprevisíveis e não intencionais da transgenia. São abordados também pontos como as polêmicas em torno do processo de análise de risco; perigos para o meio ambiente, a saúde humana e animal; e problemas agronômicos e socioeconômicos decorrentes do cultivo de transgênicos e uso de agrotóxicos a eles associados. A publicação é digital e informa os links para todos os estudos citados. Grande parte dos textos indicados pode ser acessada gratuitamente, em revistas científicas validadas por corpos editoriais especializados.
Lançamento
O livro será lançado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 29 e 30 de setembro, como parte da programação do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. No primeiro dia, o lançamento vai integrar a mesa-redonda “Os impactos dos transgênicos na soberania alimentar”. Logo após o evento, o livro já estará disponível para download gratuito no portal NEAD, nos formatos ePub e PDF. O segundo lançamento ocorrerá durante a oficina “Impactos socioeconômicos dos transgênicos sobre a saúde e meio ambiente”, coordenada pelo GEA. 
A mesa será composta por Jean Marc von der Weid, da Agricultura Familiar e Agroecologia da (ASPTA); Carlos Eduardo de Souza Leite, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Marcos Antônio Delfino, do Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul; Nívia Regina, da Via Campesina; e Damian Verzenassi, da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina. A mediação será feita por Leonardo Melgarejo, que compõe o GEA.
GEA
O Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), criado em 2006 e coordenado no MDA pelo NEAD, é composto por 20 pesquisadores, entre representantes do governo e da sociedade civil. O objetivo do trabalho do grupo é qualificar os debates sobre os riscos dos organismos geneticamente modificados, buscando a garantia dos direitos de agricultores e consumidores e a preservação da biodiversidade. 
Serviço:
Lançamento do livro Lavouras Transgênicas – Riscos e incertezas – mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos reguladores de OGMs
Data: 29 e 30 de setembro de 2015 
Local: Auditório Amazônia. Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Avenida Dr. Freitas, s/n – Marco. Belém – PA.
Horário: No dia 29, o lançamento será às 08h30. No dia 30, às 13h.
 
Mais informações e programação completa do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia estão disponíveis no site do evento. 
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/publica%C3%A7%C3%A3o-ser%C3%A1-lan%C3%A7ada-nesta-ter%C3%A7a-29#sthash.JCqeePOo.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário