sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Holandês palestra sobre criação de bovinos de leite para cooperados da Veneza

Atendendo ao convite da CRV Lagoa, o renomado holandês Fokko Tolsma, consultor da Veepro-Holland, aproveitou sua passagem pelo Brasil e esteve em Nova Venécia na última quarta-feira, 23, onde ministrou para cerca de 100 cooperados da Veneza, palestra na Câmara Municipal de Vereadores com o tema “Vaca Funcional”.
Entre variadas questões do segmento leiteiro, Fokko abordou principalmente a criação de bezerras e novilhas visando animais de alta performance para o leite. Diante de um currículo invejável, o holandês reúne duas qualidades importantes: muita prática e comunicador efetivo.
Ao lado de uma tradutora que passava as informações aos participantes, ele conseguiu sensibilizar e ofertar excelente receptividade da palestra junto ao público presente que manifestou interesse pelo tema abordado, de modo didático e bem aplicado.
O enfoque geral da palestra foi sobre criação de bezerras e novilhas de modo a esclarecer dúvida gerais de manejo, aspectos sanitários e nutricionais do gado leiteiro, reprodução, melhoramento genético e otimização de custos visando elevada produção. “Para produzir a vaca leiteira de amanhã, precisamos de ótimas bezerras e muito bem cuidadas”, disse.
Ao dar algumas dicas, o palestrante falou da importância do colostro (leite de baixo volume ofertado pelo animal nos primeiros dias de amamentação pós-parto): “é um alimento muito importante e o ideal é ofertar uma medida que represente 20% do peso do animal. Com isso vamos evitar inúmeras doenças e diarreias. Não notamos muito essa prática por aqui. Após passar essa primeira etapa, é preciso alimentar as bezerras com leite também. Percebi que o tratamento a bezerras por aqui ainda tem que ser melhorado. Os produtores acham que as fezes dos animais quando estão secas significa algo positivo, e é aí que se enganam. Isso significa pouca proteína”, disse Fokko.
O holandês destacou ainda a necessidade de ofertar água morna no período da manhã para incentivar o animal a se alimentar bem durante o dia. A ingestão de 18% de proteína bruta quando a bezerra tiver de dois a 12 meses de idade também é fundamental para o crescimento. “São medidas simples que vão influenciar diretamente na fertilidade e prenhes do animal que deve ser feita no momento em que a novilha atingir a pesagem ideal”, concluiu.
Durante o evento, os produtores tiraram dúvidas, entre elas, a questão do tratamento que deve ser ofertado a uma vaca após parir. “Após o parto a vaca deve ser alimentada com feno ou silagem de capim. Essa fibra é importante para que o animal faça a ruminação ideal para manter a alta produtividade nesse período. Não precisa encher o animal de concentrado”, disse Fokko ao citar que essa é uma prática equivocada que é comum na região.
No final da palestra, o presidente da Veneza, José Carnieli, agradeceu a CRV Lagoa pela iniciativa e disse que o evento muito colaborou para o conhecimento dos produtores de leite da região.
Palestrante
Fokko Tolsma, que é produtor de leite, zootecnista e mestre em pecuária de leite, já rodou inclusive diversos países sempre espalhando novos conhecimentos sobre a atividade leiteira. Ele trabalha há 40 anos na área, nasceu numa tradicional fazenda leiteira da Holanda e divulga a filosofia de manejo de vacas leiteiras do seu país ao redor do planeta, representando a Veepro-Holland, entidade responsável pela promoção da exportação de sêmen e animais da Holanda.
Sobre a CRV Lagoa
A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando mais de 2 milhões de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), CRV Lagoa Embryo, entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário