terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primeiros selos quilombolas chegam à comunidade goiana

0  0 
 
 
terça-feira, 22 Setembro, 2015 - 16:30
Foto: Rômulo Serpa/MDA
MDA entrega primeiros selos Quilombos do Brasil para agricultores de Goiás
Maria, Maurício, Edilson e Antônio, quatro agricultores familiares goianos que voltam para casa hoje com um pouco da sua história estampada nos produtos que comercializam. Eles vivem no Quilombo do Mesquita, localizado na Cidade Ocidental (GO), comunidade que tem mais de 700 anos de história. Nesta terça-feira (22), o grupo recebeu o Selo Quilombos do Brasil, que poderá ser colocado nos itens que produzem, ao lado do Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf).
“Com a entrega do Selo Quilombos do Brasil, cumprimos mais um momento importante no processo de inclusão produtiva e fortalecimento da agricultura familiar quilombola, com o qual o MDA tem se empenhado. E se soma às políticas de produção, armazenamento e comercialização”, pontuou o coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais, Edmilton Cerqueira. Além de identificar a origem, o selo agrega valor aos produtos, ampliando as possibilidades de comercialização.
Para a presidente da Associação Renovadora do Quilombo do Mesquita, Sandra Pereira Braga, a entrega dos selos é o reconhecimento da identidade quilombola. “A identificação traz, junto com ela, toda uma história e pertencimento. Com isso mostramos que nós, quilombolas, sabemos plantar e plantar bem. Estamos organizados, produtivos e queremos aproveitar os espaços”, destacou.
Quilombo do Mesquita
Cerca de 800 pessoas vivem na comunidade e sobrevivem, principalmente, da agricultura. E, algumas famílias, têm investido no desenvolvimento da produção para a venda. A expectativa é que a chegada do selo seja mais um incentivo nesse sentido.
Outros quatro selos foram entregues ontem (21), durante a III Reunião Ordinária do Comitê de Gestão da Agenda Social Quilombola, coordenada pela Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Os oito selos são os primeiros entregues no estado de Goiás.

Juliana Reis
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/primeiros-selos-quilombolas-chegam-%C3%A0-comunidade-goiana#sthash.oPyWviM5.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário