segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mulheres com autonomia e quintais mais produtivos


 0  2 
 
 
segunda-feira, 28 Setembro, 2015 - 18:00
Foto: Ascom/MDA
Já pensou se todas as assentadas da reforma agrária pudessem abastecer suas casas com alimentos frescos e saudáveis, recém-colhidos do quintal? E se ainda conseguissem agregar renda a essa pequena produção? O Governo Federal já pensou e executa, desde 2014, o Fomento Mulher – uma linha de crédito criada especialmente para as mulheres, com taxas de juros de 0,5%, bônus de 80% e três anos para pagar. Ou seja, as assentadas só precisam devolver ao banco 20% do valor do benefício.
A iniciativa integra o ciclo instalação, primeira fase da rota de crédito da reforma agrária e apoia projetos de segurança alimentar e nutricional até R$ 3 mil. O objetivo é incentivar as trabalhadoras rurais a investirem nos quintais de suas propriedades.  Produzindo alimentos saudáveis em casa, elas ganham mais autonomia, incrementam a renda da família e contribuem para a soberania alimentar do assentamento.
Para acessar o crédito, basta que a trabalhadora rural se encaixe nos critérios do decreto nº. 8.256/2014 – dentre eles, o de não ter participado de programas de crédito semelhantes, ser beneficiário do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA),  estar com todos os dados da família atualizados junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.
Oficinas
Para que o Fomento Mulher chegue a todos os assentamentos brasileiros, MDA e Incra realizam uma série de oficinas pelo país. A próxima ocorre a partir desta segunda-feira (28), em Recife. Na sexta (2), a secretaria-executiva, Maria Fernanda Coelho Ramos, participa do encerramento do evento.
O intuito das reuniões é capacitar os servidores para operacionalizar o crédito para as assentadas, mobilizar profissionais extensionistas, identificar limitações do programa e ouvir as demandas dos movimentos sociais.

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mulheres-com-autonomia-e-quintais-mais-produtivos#sthash.5kM6ZDOJ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário