quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Projeto de produção e beneficiamento de leite irá atender 14 assentamentos na Paraíba

Publicado dia 30/09/2015
O Incra/PB e a Sudene estão firmando parceria para investir R$ 1,5 milhão na implantação do projeto “Caminhos do Leite”. Serão beneficiados 14 assentamentos da reforma agrária, nos municípios de Algodão de Jandaíra, Barra de Santa Rosa, Cuité, Damião e Sossego, todos do Território da Cidadania do Curimataú paraibano, a cerca de 200 km de João Pessoa. O projeto irá atender 150 famílias assentadas que irão trabalhar na produção e beneficiamento do leite de cabra.
 O beneficiamento da matéria prima produzida ocorrerá na Usina de Beneficiamento de Leite Caprino do Projeto de Assentamento Riacho da Cruz, localizada em Barra de Santa Rosa-PB, já construída com uma área total de 447,09 m². No local será produzido o leite pasteurizado do Tipo C. Um estudo de mercado e de padronização de derivados irá estabelecer os demais produtos e serviços.
 O superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju diz que o projeto atuará na linha de geração de renda e oportunidade de trabalho. “Nosso objetivo é a melhoria de vida dos agricultores familiares por meio do fortalecimento da caprinocultura”, disse o superintendente regional do Incra. Ele afirmou ainda que o leite de cabra tem potencial para a inclusão da agricultura familiar no mercado, principalemnte no Nordeste do Brasil.
Venda do leite
 A usina escoará a produção de leite pasteurizado para programas governamentais e políticas públicas como o Programa Leite da Paraíba, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), se caracterizando numa fundamental ferramenta para geração de trabalho e renda.
 Além do superintendente do Incra, participaram da reunião com a Sudene o servidor do Incra Gilberto Santos, assentados e dirigentes sindicais.
 Assessoria de Comunicação Social – Incra-PB
jaimaci.martins@jpa.incra.gov.br 
kalyandra.vaz@jpa.incra.gov.br 
Ascom: (083) 3049-9259

Nenhum comentário:

Postar um comentário