Publicado dia 30/09/2015
Crédito: Ascom Incra/PI
“Passamos apenas pela primeira etapa do curso, mas podemos dizer que já não somos os mesmos. Voltaremos transformados para nossas comunidades”. A declaração é do assentado João Luís Custódio, aluno do curso de Pedagogia da Terra, ofertado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com financiamento do Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Esta semana, além da turma de Pedagogia (50 vagas), concluem a primeira etapa dos estudos alunos de Agronomia e Geografia, também com 50 vagas cada, ofertadas por meio do convênio entre Incra/PI e UESPI. Os cursos têm duração de quatro anos, contemplando o chamado Tempo Escola (em sala de aula) e atividades realizadas nas próprias comunidades (Tempo Comunidade), base da Pedagogia da Alternância proposta pelo Pronera.
A solenidade de encerramento da primeira fase do Tempo Escola do curso de Pedagogia da Terra ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), no auditório da Obra Kolping, localizado na zona Sudeste de Teresina. “Não temos a pretensão de ser exemplo para nossas comunidades, mas certamente seremos referência a partir de nossa formação. A conquista pelo direito à educação no campo veio com muita luta, e com certeza podemos superar não apenas as expectativas das instituições envolvidas neste processo, mas principalmente as nossas expectativas”, afirmou Custódio, morador do assentamento Santa Rita, no município de Altos.
No curso de Pedagogia da Terra, há estudantes de 18 comunidades, entre assentamentos, acampamentos e quilombos de norte a sul do Piauí. “A conquista de acesso a um curso de nível superior é muito importante para quem vive no campo. É um direito que nos era negado há muitos anos. É emocionante para mim e para meu irmão, aluno do curso de Agronomia, também pelo Pronera, conquistarmos esse direito”, disse Maria Barros, do assentamento Santo Antônio do Campo Verde, no município de Sigefredo Pacheco.
Presente à solenidade, o superintentende do Incra/PI, Oscar Procópio, falou da importância da educação para o desenvolvimento do estado. “A educação pode ser um elemento de libertação do cidadão e é por isso que queremos avançar com os laços de cooperação com a UESPI e outras instituições de ensino superior públicas, para expandirmos a oferta de cursos de nível superior atendendo ao máximo às demandas dos assentamentos”.
O reitor da UESPI, Nouga Cardoso Batista, destacou que não apenas os alunos do Pronera passam por importantes transformações. “Nossa universidade também é transformada pelos estudantes”. A coordenadora do curso de Pedagogia da Terra e também professora da UESPI, Lucineide Barros, avaliou como positiva a primeira etapa. “Tivemos algumas dificuldades iniciais, mas vamos buscar superar todas elas, como o acesso mais facilitado à biblioteca e estrutura da universidade”, disse.
O coordenador Gregório Borges, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade parceira no convênio envolvendo UESPI e Incra que resultou na oferta dos cursos de Agronomia e Pedagogia, ressaltou “o envolvimento das equipes e o comprometimento da Universidade para que os cursos fossem efetivados”.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui
Nenhum comentário:
Postar um comentário