sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Agroecologia ganha destaque no Pará


 0  0 
 
 
sexta-feira, 25 Setembro, 2015 - 16:15
Foto: Tamires Kopp/MDA
Envolver a comunidade acadêmica no debate e no estudo da agroecologia é importante para o desenvolvimento de uma agricultura familiar cada vez mais saudável, pois amplia as pesquisas e gera profissionais mais capacitados para esse tipo de trabalho. Com o tema ‘Diversidade e soberania na construção do bem viver’, o IX Congresso de Agroecologia irá reunir, em Belém (PA), a partir desta segunda-feira (28), três mil participantes, entre pesquisadores, organizações não governamentais e produtores rurais, neste objetivo. Coordenado e organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia, o evento vem crescendo como espaço de diálogo entre conhecimentos científicos e práticos.
“Vamos ter pesquisadores, professores e agricultores falando de suas experiências em relação à agroecologia, para que a gente possa construir grandes conhecimentos naquilo que se tem hoje, na perspectiva de fortalecer e ampliar a produção da base agroecológica do Brasil. A expectativa é que seja um grande encontro de troca de conhecimento. O MDA vai participar mostrando as políticas públicas voltadas para o tema”, explica o coordenador de Formação de Agentes de Ater do MDA, Cássio Trovato.
Representantes de segmentos distintos trazem variadas perspectivas, com objetivo de ampliar a troca de experiências e construção de alianças em nível nacional. O momento também é importante, com a implantação e a consolidação da Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção – que se beneficia dos avanços nas diversas dimensões da agroecologia em todas as regiões do país.
“Não existe uma produção sustentável, que dure para o futuro, sem a agroecologia. Você tem que pensar um paradigma diferente de desenvolvimento, abandonando o sistema de artificialização do meio ambiente, de uso insumos químicos, e trabalhar com a diversidade ambiental . E isso não funciona na escala de grandes propriedades, mas se adequa muito bem na escala de uma propriedade familiar”, salienta o pesquisador Jean Marc, um dos participantes da mesa redonda sobre o impacto dos transgênicos na soberania alimentar. 

MDA, mulheres e transgênicos
As mulheres rurais também terão espaço no encontro. Servidoras da Diretoria Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas participam de discussões como ‘Geração de Renda e Agroecologia: o protagonismo das mulheres’; ‘As contribuições da Marcha das Margaridas para o avanço da pauta agroecológica no Brasil’; e ‘Experiência de avaliação de políticas públicas: o caso da política de agroecologia brasileira’. Durante o evento, também será feito o lançamento local da Coletânea sobre Estudos Rurais de Gênero – Prêmio Margarida Alves  4ª edição, que trata do tema mulheres e agroecologia.
Além disso, representantes do  Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), estarão presentes na oficina ‘Impactos socioeconômicos dos Transgênicos sobre a saúde e meio ambiente’, e lançará o livro ‘Lavouras Transgênicas – Riscos e incertezas – mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos reguladores de OGMs’.

>> Confira aqui mais informações e a programação do congresso.

Serviço
IX Congresso de Agroecologia
Data: de 28 de setembro a 1º de outubro
Hora: das 8h às 18h
Local: Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. Belém (PA)

Juliana Reis
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agroecologia-ganha-destaque-no-par%C3%A1#sthash.K1yF1bvN.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário