sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Quilombolas do Piauí podem ter curso de Direito promovido pela UFPI e Incra

Publicado dia 25/09/2015
 
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberá nos próximos dias a proposta de implantação do primeiro curso de Direito voltado para comunidades quilombolas no estado. Em reunião realizada na tarde de quinta-feira (24), a chefe do departamento de Ciências Jurídicas, professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, comunicou à vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, que o colegiado está finalizando a proposta e vai iniciar a tramitação para aprovação do curso inédito no Piauí.
 
O projeto tem o apoio e será acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), e pelo Incra. Atualmente, outras universidades federais, como a de Goiás e do Paraná, contam com o curso de Direito apoiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). 
 
O superintendente do Incra no Piauí, Oscar Siqueira Procópio, aguarda a aprovação do curso pela OAB e pela UFPI. “Nós do Incra tomaremos todas as medidas para que esta proposta esteja pronta o mais rápido possível e esperamos que a UFPI abrace esta causa”, afirmou. 
 
A vice-reitora, Nadir Nogueira, disse que a instituição receberá a proposta e repassará para aprovação dos conselhos. “Assim que chegar o pedido, será encaminhado para aprovação do Conselho de Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário”, declarou. 
 
A OAB-PI também vai analisar a legalidade da implantação do curso, por meio da Comissão de Educação.  Além de representantes da OAB, a reunião contou com a presença do representante da coordenação estadual das Comunidades Quilombolas, Antônio Bispo dos Santos, de professores da UFPI, da Coordenação do Pronera no Piauí do Coletivo de Advogados Populares, Antônia Flor. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui
http://www.incra.gov.br/pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário