quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Brasil é exemplo para erradicação da fome


 0  0 
 
 
quarta-feira, 30 Setembro, 2015 - 16:45
A jovem Josefa Cândida vai a Roma apresentar sua iniciativa para erradicação da fome e desnutrição
Com pouco mais de 25 mil habitantes, no município de Aimorés, no sudeste de Minas Gerais, vive a jovem agricultora Josefa Cândida. Ela vai cumprir o importante papel de representar o Brasil na 42ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), que será realizada de 12 a 16 de outubro, em Roma, na Itália. A mineira, de 24 anos, foi selecionada pelo concurso organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para apresentar, pessoalmente, sua iniciativa para erradicação da fome e desnutrição para um painel de especialistas.
O concurso selecionou, em nível mundial, 10 jovens que postaram no youtube vídeos de três minutos explicando como suas iniciativas promovem o combate à fome e a segurança alimentar. Josefa foi a única escolhida do Brasil e também da América do Sul. Para ela é um orgulho poder representar aqueles que são responsáveis pela produção da maioria dos alimentos consumidos no país. “Gravei o vídeo porque quis mostrar como nossa agroindústria pode ser importante e um bom exemplo para o mundo. É uma oportunidade quase única”, declara.
O projeto da jovem agricultora é a construção de uma agroindústria para alavancar a produção de doces orgânicos da associação da qual faz parte. “Conseguimos construir a nossa sede correndo atrás de parcerias. Agora, estamos fazendo o mesmo para equipá-la. Estamos juntando dinheiro, fazendo festas. Organizamos uma campanha para isso”, explica.
No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela maioria da produção de alimentos que chega à mesa da população. As políticas públicas voltadas para este setor foram destaques no combate à fome e na superação da extrema pobreza do país. Em 2014, o Brasil saiu do mapa da fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). E a participação da juventude teve grande importância para esse feito e é isso que Josefa quer mostrar para o mundo.
Os jovens selecionados no concurso, além de apresentarem seus projetos, receberão aconselhamento para aprimorar e implementar seus trabalhos e poderão estabelecer contatos na área de segurança alimentar e nutricional.
A 42ª Sessão Plenária terá espaço dedicado ao ‘Desenvolvimento de conhecimento, habilidades e talentos de jovens para a promoção da segurança alimentar e nutrição’. O objetivo da iniciativa é contribuir para a construção de capacidades da nova geração de produtores rurais, identificando formas de engajar e "empoderar" a juventude rural.

A associação
A Associação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Capim (Adafac) reúne 92 famílias, que vivem no Distrito de Alto Capim, zona rural de Aimorés. Há dois anos eles se empenharam em construir a Agroindústria, pois viram que estavam perdendo muitos alimentos e que isso poderia ajudar a aumentar a produção. “No começo, não sabíamos de que seria a fábrica, mas como já havia muitas mulheres produzindo doces, vimos que esse era o caminho”, conta.
Toda a produção das famílias do Distrito de Alto Capim é orgânica. Atualmente, a Adafac vende seus produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “As escolas compram um pouco da nossa produção, mas ainda há frutas que estragam. Com a agroindústria podemos produzir sem medo de estragar. Vamos conseguir gerar mais renda para essas 92 famílias e contribuir com para a alimentação saudável do país, porque trabalhamos sem agrotóxicos”, afirma Josefa.


Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/brasil-%C3%A9-exemplo-para-erradica%C3%A7%C3%A3o-da-fome#sthash.fOJvXgdi.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário