sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Caminhada encerra Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos no domingo (27)

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa)encerra a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos neste domingo (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos, com a realização da III Caminhada pela Vida na Praia de Camburi, em Vitória. O objetivo do evento é colocar o tema doação de órgãos em evidência e chamar a população para refletir sobre o assunto.

A concentração começa às 8 horas, na altura do Píer de Iemanjá, com entrega de kit caminhada (uma camisa e um boné) para os participantes em troca de 01 lata de leite em pó ou 2 kg de alimento não perecível, que serão doados para instituições carentes.

Ao final da caminhada, os participantes receberão mudas de ipê, pitanga e outras plantas doadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Associação Vila-velhense de Proteção Ambiental (Avidepa) e pela floricultura Jardinlândia. As mudas representam a vida nova que é concedida àqueles que são beneficiados pela doação de órgãos.

Na avaliação de Maria Aparecida Thomazini, da Central de Transplantes do Espírito Santo, a doação de órgãos e tecidos precisa ser pauta das conversas de família, e ações de conscientização como a Caminhada pela Vida ajudam a tornar o assunto cada vez mais comum entre as pessoas. Ela comenta que a recusa familiar ainda figura como um dos principais empecilhos no processo de doação de órgãos e reconhece que ainda há muito a ser feito para tentar diminuir a desproporção entre lista de espera e doadores, mas defende que têm ocorrido avanços.

“Entre janeiro e junho de 2013, 58% das famílias se recusaram a doar os órgãos de seu ente querido. Ano passado, baixamos esse percentual para 49% e, neste ano, no mesmo período, 46% dos familiares não autorizaram a doação. Sabemos que ninguém gosta de falar sobre morte, mas para reduzirmos os números de recusa familiar precisamos vencer essa barreira, passando a enxergar o potencial doador não como uma pessoa que morreu, mas como alguém que tem vida para doar”, argumenta Maria Aparecida, que é responsável pelas Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs).

Ações

Maria Aparecida comenta que o tema doação de órgãos e tecidos costuma ganhar destaque em setembro porque este é o mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Órgãos, mas ela ressalta que a Central de Transplantes do Espírito Santo tem programação o ano inteiro voltada para a conscientização da população e para a capacitação e a sensibilização dos profissionais de saúde.

No ano passado, a Central de Transplantes ofereceu 26 treinamentos para profissionais envolvidos diretamente no processo de doação de órgãos e realizou 61 palestras e ações de sensibilização para estudantes de escolas públicas e privadas, alunos de cursos técnicos na área de saúde, servidores municipais e funcionários de empresas privadas.

Neste ano, já foram realizados 16 eventos, entre cursos e treinamentos para médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, além de palestras em escolas e empresas. Após a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos, a agenda continua cheia (confira abaixo), um esforço que, na avaliação de Maria Aparecida, aos poucos gera resultado.

“Percebemos que quando a família sabe que seu ente querido tinha o firme desejo de doar, dificilmente ela contraria essa decisão. Mas quando a questão não está clara para os familiares,ou quando falta esclarecimento a respeito do processo, aquelas pessoas, já fragilizadas pela perda, se sentem inseguras para tomar uma decisão tão importante”, analisa a coordenadora das CIHDOTTs.


Próximas ações da Central de Transplantes do Espírito Santo


26 de setembro
Palestra e panfletagem na Associação de Moradores da Vila Rubim, em Vitória;

03 de outubro  
Participação na Feira do Empreendor do Sesi – Estande com o Jogo da Vida, panfletagem e orientações;

30 de outubro
Treinamento de todas as CIHDOTTs do Estado (hospitais estaduais, filantrópicos e privados);

16 de outubro
Treinamento para os profissionais da Santa Casa de Guaçuí;

21 de outubro
Palestra de conscientização no Sebrae, em Vitória;

23 a 27 de outubro
Apresentação de dois trabalhos científicos no XIV Congresso Brasileiro de Transplantes, no Rio Grande do Sul;

21 de novembro
Simpósio Multiprofissional da Região Norte de Doação e Transplantes;

04 de dezembro
Reunião de alinhamento com todas as CIHDOTTs do Estado (hospitais estaduais, filantrópicos e privados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário