sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PARAÍBA: assentamento sedia Conferência Territorial da Juventude Rural da Zona da Mata Sul



Publicado dia 24/09/2015
Conferência reuniu jovens agricultores, quilombolas, pescadores e índios Tabajara no assentamento Nova Vida
Crédito: Incra/PB

O Assentamento Nova Vida, em Pitimbu, na Região Metropolitana de João Pessoa, sediou, na terça-feira passada (22), a Conferência Territorial da Juventude Rural da Zona da Mata Sul. Cerca de 150 pessoas particiaram do encontro, no qual foram escolhidos oito delegados para representar a juventude rural do território na 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá de 29 a 31 de outubro, e servirá para a escolha dos representantes da juventude paraibana que participarão da 3ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, de 16 a 19 de dezembro.
Na Paraíba, as Conferências Territoriais da Juventude Rural estão sendo realizadas de 11 a 26 de setembro em todos os 15 territórios rurais, em uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Para a secretária-executiva da Sejel, Priscilla Gomes, é importante a participação dos jovens da zona rural na discussão das políticas públicas voltadas para a juventude. Segundo ela, as propostas e resoluções da etapa nacional subsidiarão a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
O secretário da agricultura de Pitimbu, o agricultor José Cândido Neto, do vizinho Assentamento Apasa, elogiou a iniciativa de se realizar a Conferência em um assentamento da reforma agrária. “Realizar um evento como este em um assentamento é uma prova de que mais uma barreira está sendo quebrada”, afirmou.
O evento teve também apresentação da Banda Marcial Joana de Morais, integrada por jovens de várias escolas do distrito de Acaú, em Pitimbu e um almoço preparado por agricultoras assentadas. No cardápio, comidas típicas da Zona da Mata Sul, como ensopado de mariscos, inhame e farofa de cuscuz.
Participação diversificada
A conferência reuniu jovens agricultores, quilombolas, pescadores e índios Tabajara, representantes de órgãos federais, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Governo da Paraíba e das Prefeituras dos 13 municípios que integram o território.
Tambem participaram representantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável da Zona da Mata Sul, de movimentos sociais rurais, de organizações não-governamentais, como a Vínculus – Cooperativa de Prestação de Serviços em Desenvolvimento Sustentável, além de observadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Propostas
Os participantes foram divididos em seis grupos, que após debaterem, elaboraram ao menos três propostas para cada um dos temas ligados aos 11 eixos do Estatuto da Juventude, aprovado em 2013: “Direito à educação, direito à cultura e direito ao desporto e lazer”; “Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil e direito à comunicação e à liberdade de expressão”; “Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda”; “Direito à diversidade e à igualdade e direito à segurança pública e ao acesso à justiça”; “Direito à saúde e direito à sustentabilidade e ao meio ambiente”; e “Direito ao território e à mobilidade”.
Território Zona da Mata Sul
O Território Zona da Mata Sul abrange uma área de 1.877,90 Km² e é composto por 13 municípios: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Caldas Brandão, Conde, Itabaiana, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Juripiranga, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu.
A população total do território é de aproximadamente 1 milhão de habitantes, dos quais cerca de 56 mil vivem na área rural, o que corresponde a quase 6% do total. Possui cerca de 7,4 mil agricultores familiares, 2.712 famílias assentadas e quatro comunidades quilombolas.
Assentamento Nova Vida
Criado pelo Incra em 1995, o Assentamento Nova Vida tem aproximadamente 906 hectares, onde vivem 133 famílias.
As famílias do assentamento comercializam frutas (in natura e em polpa congelada), hortaliças e raízes através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de feiras nos municípios da região e na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) da Paraíba, na Zona Sul de João Pessoa. (Material atualizado às 12h11min, de 25.09.2015)
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário