segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Assentados no Amapá fazem curso técnico de Meio Ambiente em parceria do IFAP e Incra

Publicado dia 09/11/2015
Os estudantes apresentaram o curso na maloca da Pescap na Expofeira, acompanhados pela superintendente do Incra/AP e reitores do IFAP -Foto: Ascom IFAP
 Uma parceria entre o Incra e o Instituto Federal do Amapá (IFAP) viabilizou que sete integrantes  do Assentamento Nazaré Mineiro - localizado na foz do rio Mazagão, no município de mesmo nome -, sejam estudantes da primeira turma do curso técnico em Meio Ambiente, ofertado pelo IFAP no campus Laranjal do Jari.
 Para implementação do curso, o IFAP e o Incra assinaram um Termo de Execução Descentralizada, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), a fim de fortalecer a educação nas áreas de Reforma Agrária. O plano de aplicação corresponde ao período até junho de 2017, no montante de R$ 399 mil.
 Após o primeiro módulo do curso, Luana Monteiro, 19 anos, começou a aplicar o que aprendeu no curso, ao retornar para a casa dos pais, extrativistas de açaí como as demais famílias da foz do Mazagão, onde o único acesso é o rio. “O curso abre o conhecimento e já penso em como criar tecnologia para ajudar no trabalho deles”, conta.
De acordo com Sidnei Natividade, 32 anos, que com mais dois irmãos é aluno do curso, a atividade de extração do açaí na comunidade é feita de maneira rudimentar, o que gera uma renda de somente R$ 300 ao mês, no máximo, e está sujeita à safra dos açaizeiros. “Precisamos saber fazer outras coisas para não ficarmos a vida toda dependendo do açaí”, confessou o estudante-extrativista, que também faz cursos de nível superior, um deles em Agronomia.
 
Expofeira
O curso foi apresentado na 51ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado e Sebrae, no parque de exposições da Fazendinha, na capital Macapá. A  51ª Expofeira do Amapá ocorreu de 30 de outubro a 8 de novembro de 2015. Cerca de 40 mil pessoas participaram a cada dia do evento.
 No dia 31 de outubro último, os sete estudantes de Mazagão apresentaram o curso na maloca da Pescap na Expofeira, juntamente com a coordenadora Alexsandra Cristina Chaves, a superintendente regional do Incra/AP, Maria Assunção Diusti, a reitora do IFAP, Marialva Almeida, e o reitor anterior Emanuel Alves de Moura, além do pró-reitor de ensino, Pedro Clei Macedo.
 
Curso
O curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente atende o total de 40 jovens e adultos, a maioria beneficiários do Pronera, no Assentamento Nazaré Mineiro, em Laranjal do Jari. 
 A escolha do curso considerou a ocorrência no município de áreas protegidas, a exemplo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Iratapuru, Reserva Extrativista do Rio Cajari, Estação Ecológica do Jari, Terra Indígena Waiãpi e do Tumucumaque e ainda parte do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. As aulas são realizados no campus Laranjal do Jari e na Escola Municipal do Assentamento Nazaré Mineiro. 
 Com informações da Ascom IFAP.
 Superintendência Regional do Incra/AP
(96) 3251-7987 / 7879

Nenhum comentário:

Postar um comentário