terça-feira, 3 de novembro de 2015

Livro sobre assistência técnica nos assentamentos gaúchos ganha versão digital



Publicado dia 03/11/2015
 
A interface entre academia e assessoria técnica aos assentados gaúchos contratada pelo Incra transformou-se em livro. Além da publicação impressa, a coletânea “Extensão rural no contexto do pluralismo institucional: reflexões a partir dos serviços de Ates aos assentamentos da reforma agrária no RS” ganhou versão digital. A obra está disponível gratuitamente na rede de computadores.
 
Acesse AQUI para baixar o livro.
 
O volume foi publicado em 2012 pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), contendo 17 textos elaborados no âmbito do Doutorado em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). São cerca de 350 páginas organizadas em quatro capítulos sobre: tendências institucionais, inovações, agentes e métodos do serviço prestado no Estado. 
 
Para o professor da UFSM, Pedro Selvino Neumann - um dos organizadores juntamente com sua colega Vivien Diesel e o doutorando Vinícius Sá -, uma das grandes contribuições do trabalho é a contextualização da experiência gaúcha à luz da literatura internacional. 
 
O estudioso considera que a assessoria técnica prestada aos assentados no Rio Grande do Sul evoluiu do mero pluralismo dos agentes envolvidos (como Incra, agricultores e técnicos) para um sistema pluralista, formado por diferentes entidades realmente atuantes na tomada de decisões. 
 
A nova dinâmica caracteriza-se pela ampliação dos atores, que passaram a dialogar também com universidade e instituições de pesquisa. Além disso, todas as representações participam de um sistema colaborativo que atua desde a definição das metas a serem atingidas pelos técnicos. O grupo também contribui para a elaboração dos mecanismos de controle, de avaliação e para a construção dos instrumentos de qualificação do trabalho. “Existe controle social e as empresas prestadoras não se consideram contratadas, mas protagonistas. Os técnicos falam ‘o nosso programa de assistência técnica”, revela o professor.
 
O professor Neumann ainda observa que a reflexão sobre este conjunto de iniciativas pode enriquecer os debates sobre a prestação do serviço no Estado e em outras realidades.
 
Políticas rurais
A extensão rural está presente sob outros enfoques no livro Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil, lançado este ano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com organização dos professores Catia Grisa e Sergio Schneider. 
 
O tema foi abordado, também pela equipe do doutorado em Extensão Rural da UFSM, nos capítulos PNATER (2004-2014): da concepção à materialização e A política pública de extensão rural em assentamentos de reforma agrária: a construção de um sistema pluralista descentralizado.
 
Estrutura
O Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária é executado por cerca de 150 profissionais vinculados a três entidades no Rio Grande do Sul. São elas: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), Cooperativa de Prestação de Assistência Técnica (Coptec) e Emater. Os profissionais estão organizados em 20 Núcleos Operacionais (NOs). Além disso, existe uma estrutura de conselhos (regionais e estadual), responsáveis por discutir e deliberar a respeito das diretrizes do programa. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário