segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Incra realiza a I Exposição-Feira de Produtos da Reforma Agrária no Maranhão

Publicado dia 09/11/2015
 
Agricultores assentados no interior do Maranhão participaram, no dia 5 de novembro, da I Exposição-Feira de Produtos da Reforma Agrária, promovida pela Coordenação Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Incra no estado. A Feira aconteceu na Superintendência Regional da autarquia, em São Luís, no horário das 8h às 14h.
 
Os feirantes, em sua maioria mulheres, chegaram logo cedo ofertando, em dezenas de barracas espalhadas em uma área do estacionamento do Incra/MA, produtos, como frutas (banana, caju, manga, buriti,  jacama,  laranja, mamão, melancia, polpas de frutas), verduras (vinagreira, maxixe, quiabo, joaogomes, abóbora), panificação (biscoitos de polvilho e bolo), macaxeira/mandioca,
cajuína, farinhas, sabonetes, galinhas, gergelim, corante, doces, mel, castanha de caju, oriundos de assentamentos dos Territórios de Cocais, Alto turi/Gurupi, Lençóis Maranhenses/Munim, Vale do Itapecuru e Cerrado Amazônico.
 
A Feira contou com a presença de servidores da Superintendência e comunidades vizinhas ao Incra/MA. “A intenção não é só comercializar, mas também divulgar, mostrar para a sociedade e  internamente no Incra as potencialidades dos assentamentos da reforma agrária no Maranhão”, informou a coordenadora de ATER do Incra/MA, Laurilene Muniz.
 
A dona de casa Maria Raimunda Costa Figueiredo, moradora de um bairro vizinho ao do Incra/MA, Achou a ideia da Feira genial. “Soube da Feira por uma amiga. Comprei melancia, farinhas e verduras. Tudo muito bom”, afirmou.
 
Durante a abertura do evento, o superintendente regional do Incra/MA, Dayvson Franklin de Souza, destacou a produção de alimentos sem agrotóxicos das áreas de assentamento. “Os assentados da reforma agrária estão colocando alimentos naturais, de qualidade na mesa dos maranhenses. Essa produção traz dignidade, renda e desenvolvimento às famílias assentadas”, disse 
 
Animação
A Feira foi animada com uma banda de Forró Pé-de-Serra, apresentação do assentado e Repentista Domingos Osório Freire, que improvisou músicas com temas sobre a reforma agrária e também por uma apresentação feita por crianças de assentamentos, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
A realização da Feira contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas  (Sebrae) e das empresas prestadoras de serviços de ATER: Cooperativa dos Trabalhadores Prestadores de Serviço em Áreas de Reforma Agrária (Coopera), Associação Agroecológica Tijupá, Cooperativa de Trabalho e Serviços Técnicos (Coosert), Consultoria e Assessoria em Desenvolvimento Sustentável (Planeja) e Associação Educação e Meio Ambiente (Ema).
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MA
(98) 3245-9394 - ramal: 247
ascom@sls.incra.gov.br 
http://www.incra.gov.br/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário