domingo, 14 de julho de 2013

Ossada encontrada no Castelo de Beaufort - LÍBANO



A Direção-Geral de Antiguidades descobriu recentemente uma ossada de um cadáver de mais de 30 anos atrás, enquanto realizavam a manutenção no Castelo de Beaufort (Fortaleza Al-Shaqif), perto da cidade de Arnoun, no sul do Líbano. Agentes da inteligência do departamento do exercito em Nabatiyeh, membros das Forças de Segurança e um medico forense de Nabatiye, estiveram no local e constaram que a ossada encontrada (um osso da perna e ossos dos pés), pertence a um cadáver de mais de 30 anos. 

Uma camisa militar, sapatos e meias, foram encontrados ao lado do corpo, de um homem de aproximadamente 30 anos, e que de acordo com o forense, supostamente deve ter sido um pistoleiro morto durante os combates libaneses e palestinos, na época da invasão israelense, de 1982. A ossada foi transferida para o Ministério Público de Nabatiyeh, que as enviou para o Laboratório Forense Central de Beirute, para exames de DNA, visto que há combatentes palestinos e libaneses desaparecidos na fortaleza, desde a invasão israelense.

Beaufort  (ou Qalaat al-Shaqif em árabe), é uma fortaleza do tempo dos cruzados localizada em Arnoun, governorado de Nabatiyeh. A localização estratégica desse castelo possui uma vista de grande parte do sul do Líbano e do norte de Israel, o que o tornou foco de vários conflitos. A Organização de Libertação da Palestina (OLP), realizada no castelo, em 1976 durante a Guerra Civil Libanesa, foi atacada dezenas de vezes pelas forças israelenses, no espaço de cinco anos.

Em 1982, no início da invasão israelense, a posição da OLP no Castelo de Beaufort foi fortemente bombardeada por Israel, antes de ser capturado pelas forças israelenses, dois dias depois. Os combates causaram danos ao castelo, e adaptada aos moldes israelenses para uso próprio como bunkers de construção. Em 2000, o exército israelense deixou Beaufort, assim como se retirou do sul do Líbano. A ocupação israelense do Castelo de Beaufort foi a base do filme israelense “Beaufort”, embora o filme tenha sido rodado nas Colinas de Golã.


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute


Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2013/07/ossada-encontrada-no-castelo-de-beaufort.html#ixzz2ZDY38yBw
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário