sexta-feira, 4 de setembro de 2015

De vento em popa


 0  0 
 
 
sexta-feira, 4 Setembro, 2015 - 17:15
Paulo H. Carvalho
Agricultura familiar já comercializou mais de R$ 1, 3 milhão em produtos na Expointer
Em seis dias, o Pavilhão da Agricultura Familiar, na 38ª Expointer, já comercializou mais de R$ 1, 3 milhão em produtos. O volume é 4,33% maior em relação ao ano passado.  Os expositores estão entusiasmados com as vendas. “Estamos vendendo muito bem. Vendemos de 80 a 100 cucas por dia”, comemora a agricultora familiar Márcia Beatriz da Silva, 44 anos, da agroindústria Markel Produtos Caseiros. E para o fim de semana a expectativa é ainda melhor. “Devemos vender 250 unidades no sábado e mais 250 no domingo”.
As cucas de framboesa, leite condensado e chocolate, entre outros sabores, são fabricadas diariamente pelos filhos dela, no município de Venâncio Aires, onde vive a família. E chegam fresquinhas para os consumidores da feira. O transporte é feito numa caminhonete comprada com preço abaixo do praticado no mercado convencional, pelo Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Ajudou muito esse veículo, acabamos de comprar”, contou.
A agricultora familiar Silvânia Lisboa, uma das responsáveis pela agroindústria Agnolin, também está feliz com os resultados alcançados até aqui. “Já superamos a nossa expectativa. Comercializamos 700 quilos, e esperamos chegar a 1,4 mil. O último fim de semana costuma ser bem movimentado”, comentou. Do município de Nova Bassano, trouxe copas, salames, linguiças e queijos.
As amigas aposentadas Rejane Bender, 55 anos, e Ivone Ramires, 60, vieram do município gaúcho de Novo Hamburgo prestigiar a Expointer. “Com coisa boa a gente não economiza. Temos que aproveitar. Gostei de tudo que experimentei nesse pavilhão”, comenta Rejane. A amiga também aprovou o espaço da agricultura familiar. “É um dos que mais gostamos”. Ivone levou para casa linguiça, biscoitos, rapadura e erva-mate.
Consolidação
Para o representante do MDA no Rio Grande do Sul, delegado federal Marcos Regelin, mais do que os números expressivos de comercialização, o sucesso do Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer, consolida, cada vez mais, a importância do setor. “O que temos, por trás de tudo isso, é um conjunto de políticas públicas. Como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que financia equipamentos para aumentar a produtividade; a assistência técnica que qualifica a produção e a questão do desenvolvimento territorial, por meio das agroindústrias, que fazem parte da economia dos municípios, tudo isso gera qualidade de vida e desenvolvimento”, explicou. 

Mariana Sacramento
Ascom / MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/de-vento-em-popa#sthash.VusAh2VD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário