segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Educação de qualidade no meio rural


 4  0 
 
 
segunda-feira, 21 Setembro, 2015 - 17:15
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA
O programa do MDA Arca das Letras, que leva bibliotecas para comunidades rurais de todo o país, está com um móvel exposto no encontro.
A busca por melhores condições na educação do campo é uma das principais demandas dos assentados da reforma agrária e agricultores familiares brasileiros. Na abertura do 2º Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária (Enera), na manhã desta segunda-feira (21), em Luziânia (GO), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, destacou a importância da qualidade no ensino para toda a sociedade. 
"Nós temos que pensar o conhecimento do jardim de infância à universidade, aos cursos de pós-graduação. E a serviço da vida, da dignidade humana, da justiça social, do bem comum, o conhecimento compartilhado, socializado é um caminho fundamental para que tenhamos pessoas autônomas, conscientes, emancipadas e para que tenhamos também conquistas sociais e conquistas coletivas", ressaltou. 
O 2º Enera vai até a próxima sexta-feira (25) e reúne profissionais da educação do campo de todo o Brasil. Para o professor do Instituto Federal do Município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, César Schneider, o encontro é importante para alinhar as ações e políticas de educação do campo. "É uma importante troca   de experiências entre nós profissionais que lidamos no dia a dia com a educação nos assentamentos. Isso é um grande passo para buscar e alcançar um ensino de qualidade no campo", afirmou. 
Segundo o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Alexandre Conceição, o encontro contribui para projetar a nova luta política da educação do campo. “Esse país precisa de uma pátria educadora de sujeitos sociais que lutam e sabem o destino de construir esse país, e não simplesmente uma pátria que nos ensine a técnica. Queremos mais do que isso. Queremos a filosofia, a literatura, o conhecimento da construção histórica desse país", explicou.  
Conforme a presidenta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcon, será publicada esta semana a portaria que reajusta os valores de custos por aluno do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). "Isso beneficia todas as novas turmas formadas a partir de agora", destacou. 
Também presente no evento, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, garantiu que vai empenhar esforços para impedir o  fechamento de escolas do campo e anunciou a assinatura de uma portaria que institui um grupo de trabalho destinado à educação do campo.
Mobilização 
 
Para a realização do encontro nacional, foram realizados, de acordo com o coordenador nacional de Educação do MST, Edgar Kolling, 22 encontros estaduais que envolveram mais de 24 mil educadoras e educadores. "Nós temos atualmente, da educação infantil até o nível superior, 200 mil sem-terras estudando nas escolas públicas dos assentamentos e, também, nas escolas do entorno, universidades e assim por diante. São 1,6 mil escolas públicas nas áreas de assentamentos vinculados ao MST. Em 1997, só tínhamos escolas até o ensino fundamental. Atualmente, dessas 1,6 mil escolas, 130 já são de ensino médio", afirmou. 
Arca das Letras
O programa do MDA Arca das Letras, que leva bibliotecas para comunidades rurais de todo o país, está com um móvel exposto no evento. Nesta terça-feira (22), o programa vai entregar 200 acervos que irão para as 200 bibliotecas das escolas participantes, num total 26.600 livros ( 133 cada um, ntre literatura infantil, jovem-adulto, técnicos) e 6,6 mil gibis (33 por acervo). A ação vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/educa%C3%A7%C3%A3o-de-qualidade#sthash.R1vCzEFb.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário