segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Empreendimentos inseridos no programa Terra Forte participam de curso sobre gestão financeira

Publicado dia 21/09/2015
Encerrou-se sexta-feira (18) o quinto módulo, sobre administração financeira, do Curso de Gestão de Cooperativas promovido pelo Incra e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento reuniu cerca de 60 pessoas durante quatro dias em Veranópolis/RS, a 159 km de Porto Alegre,  e integra um termo de cooperação  entre as duas entidades, destinado a qualificar  projetos aprovados pelo programa Terra Forte.
 Nesta etapa, a capacitação abordou assuntos relativos a finanças e contabilidade desdobrados em itens como balanço, tributação, fluxo de caixa, capital de giro e orçamentação. Julcemir Fernando Marcon, diretor da Cooperativa de Produção Agropecuária de Nova Santa Rita (Coopan), formada por 153 assentados na região metropolitana de Porto Alegre, ficou particularmente interessado na análise de indicadores, os quais dependem da cadeia produtiva de atuação da agroindústria. “Vai nos ajudar a tomar decisões baseadas em dados da realidade e corrigir ações para não gerarem problemas no futuro”, avalia.
 Segundo Marcelos João Alves, articulador do termo de cooperação entre Incra e UFSC, os conteúdos tratados pelo Curso de Gestão foram definidos a partir de diagnóstico executado em 2012 nas iniciativas assessoradas pela parceria. O levantamento revelou dificuldades no controle dos procedimentos. “O custo da energia elétrica, por exemplo, nem sempre era computado, o que mascarava o preço das mercadorias”, observa.
 Com base nesses dados, a partir março de 2014, quatro treinamentos reuniram integrantes dos respectivos setores dos empreendimentos:   Administração de Cooperativas; Gestão da Produção; Gestão Comercial; e Cooperação e Gestão Integrada. Outro módulo, Gestão e Contratos, está programado para novembro de 2015.
 “A ideia é que os participantes se apropriem das tecnologias avançadas de gerenciamento e as implementem nas suas unidades”, revela Alves. Para tanto, além dos treinamentos, o termo de cooperação dispõe de uma equipe técnica contratada para acompanhar a operacionalização das propostas.
 Mudanças - O presidente da Cooperativa Central da Reforma Agrária de Santa Catarina (CCA/SC), Dilso Barcelos, considera que o trabalho já trouxe reflexos positivos para a entidade. Uma das melhorias implantadas foi a articulação entre a assessoria fornecida pelo termo de cooperação (centrada nas agroindústrias) e as equipes de assistência técnica contratadas pelo Incra (que prestam serviços aos agricultores). “A produção e o processamento andam no mesmo sentido”, avalia.
 Outra intenção da CCA decorrente do curso é um diagnóstico interno elaborado por diferentes participantes. A orientação é explícita: “queremos construir juntos um processo de gestão tanto das pessoas, quanto das estruturas, dos recursos disponíveis, das formas de buscar parceiros”.
 Com ações concretas em andamento, Barcelos considera que a entidade aumentou sua capacidade de “andar com as próprias pernas” e estabelecer relações com diferentes entidades. E assegura “estamos mais preparados para fazer com que os recursos investidos produzam mais recursos”.
 Qualificação - O coordenador geral de desenvolvimento de projetos de assentamento do Incra, Acácio Leite, explica que o Instituto celebrou parcerias visando aprimorar os projetos de agroindústrias inscritos nos editais lançados pelo programa Terra Forte. Entre as iniciativas, o termo de cooperação com a UFSC abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, onde estão localizados 14 dos 32 empreendimentos já habilitados pelo programa. Trabalhos semelhantes estão realizados pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nas demais regiões do país.
 Assessoria de Comunicação Social INCRA/RS
Fones: (51) 32843309/ 32843311

Nenhum comentário:

Postar um comentário