segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Parceria Incra e Embrapa pode resultar na capacitação de assentados para produção agroecológica

Publicado dia 21/09/2015
Uma missão técnica formada por profissionais que atuam na área de assistência técnica e do Pronera visitará na próxima sexta-feira (25), a sede da Embrapa Agrobiologia, localizada em Seropédica (RJ). O objetivo do gupo é conhecer pesquisas e programas de capacitação com ênfase na agroecologia. A missão, atende a demanda apresentada pelo governador do Amazonas, José Melo Oliveira, que propôs ao Incra criar uma espécie de cinturão verde no entorno de Manaus, uma vez que a cidade é cercada por assentamentos da reforma agrária.
 O encontro da próxima sexta-feira é resultado da reunião entre a presidente do Incra, Maria Lúcia Fálcon e o chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, Gustavo Ribeiro Xavier que aconteceu na última quarta-feira (16), no Rio de Janeiro. No encontro foram discutidas a definição de estratégias de transferência de tecnologia e também formas de levar o conhecimento produzido pela Embrapa para dentro dos assentamentos da reforma agrária.
A proposta é retomar o diálogo iniciado há um ano entre a Superintendência do Incra no Rio de Janeiro (Incra/RJ) e a unidade da Embrapa localizada em Seropédica e construir um projeto de parceria na perspectiva nacional. “Queremos unir forças e desenvolver uma agenda que leve em conta o desenvolvimento rural com geração de renda e alimentação saudável”, definiu Maria Lúcia.
 Manaus
Boa parte dos alimentos frescos consumidos em Manaus, vem de outros estados e a ideia é produzir no próprio município, diminuindo o custo para o consumidor final.
 Por se tratar de área cercada de floresta, rios, igarapés e rica biodiversiade, a produção precisa ser feita em bases agroecológicas, sem uso de veneno. Além de discutir um programa de capacitação de curta duração, voltado para a produção de alimentos e implantação de quintais produtivos, para produtores locais, o Incra também discutirá com a Embrapa Agrobiologia, parcerias para a realização de um mestrado profissional e cursos na modalidade Ensino à Distância. A missão é coordenada pela superintendente do Incra no Amazonas, Maria do Socorro Feitosa.
De acordo com Gustavo Ribeiro Xavier, a Embrapa Agrobiologia possui um histórico de produção orgânica e agroecológica, com forte atuação na capacitação e transferência de tecnologia. A unidade possui uma área de 70 hectares que é referência internacional na demonstração da produção agroecológica. Conhecido como Fazendinha Agroecológica, o local é palco de diversos cursos, entre os quais, o mestrado profissional em agricultura orgânica, que foi citado com um dos exemplos de capacitação que pode ser direcionada a servidores do Incra.
 Ofertado em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o curso integra conhecimentos teóricos e práticos relativos à condução de sistemas orgânicos de produção. Por meio das aulas, o aluno se qualifica a subsidiar a formulação, o planejamento e a execução de políticas públicas, especialmente a nível local, que favoreçam a expansão de sistemas de produção baseados no princípio da agricultura orgânica, aplicados principalmente a produção agrícola de base familiar.
 Jovens no campo
 Outra frente de atuação da Embrapa Agrobiologia que pode ser incorporada pelo Incra, sobretudo no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tem a ver com o uso de tecnologias digitais, nas suas diferentes mídias, para romper o isolamento do espaço rural e partilhar a construção de ações conjuntas visando o desenvolvimento local.
A chefe-adjunto da área de transferência de tecnologia, Ana Cristina Garofolo, que desenvolve essa linha de pesquisa, disse que o uso de novas tecnologias tem se mostrado uma maneira promissora de manter o jovem no campo. O uso dessas ferramentas no espaço rural pode mudar as condições de acesso das pessoas à informação e ao conhecimento gerado por diversos atores públicos e/ou privados e também permitir que construam novas racionalidades.
 Assessoria de Comunicação Social
Incra/RJ
ascom.rj@rjo.incra.gov.br
Fone: (21) 2224-3346
www.incra.gov.br/rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário