segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Extensão rural estimula troca de experiências no Semiárido baiano



Publicado dia 21/09/2015

Estimular a troca de experiências de famílias assentadas com cooperativas, organizações não-governamentais e produtores rurais é uma das estratégias da Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incra na Bahia para aprimorar a produção em assentamentos do Semiárido baiano. Os intercâmbios promovidos apresentam aos beneficiários da reforma agrária atividades que têm obtido sucesso na região – baseadas em criatividade, cooperativismo e associativismo – e que podem ser replicadas nas comunidades onde vivem. 
Uma das ações com esse viés acontece nesta segunda-feira (21), quando 20 famílias assentadas vão visitar duas propriedades rurais no município de Canudos. Nos locais, terão a oportunidade de conhecer práticas desenvolvidas em agroecologia e irrigação e ampliar os conhecimentos tecnológicos de convivência com o Semiárido. 
Participam da visita dez moradores do assentamento Boqueirão, seis assentados do Cova da Árvore e quatro do Santa Virgínia, todos situados no município de Tucano. 
O técnico extensionista Idvandro Brito, membro da equipe que promove os intercâmbios, ressalta a importância da iniciativa para ampliar o desenvolvimento das áreas de reforma agrária e a qualidade de vida das famílias. 
Conforme destaca, a visita aos imóveis rurais em Canudos também ensina sobre subsistemas de produção. “Se as famílias cultivam um pomar, por exemplo, as folhas podem se tornar alimento para a criação de pequenos animais”, exemplifica. 
Cadeia produtiva do mel
Atividade de intercâmbio semelhante ocorreu na última terça-feira (15). Na ocasião, 16 famílias do assentamento Cova da Árvore foram conhecer a Unidade de Beneficiamento do Mel (UBM) localizada no município de Ribeira do Pombal. 
Ao conhecer o projeto, os trabalhadores passaram a ter noção de como melhorar o aproveitamento do mel e valorizar o produto. De acordo com Brito, o próximo passo é integrá-los à Cooperativa de Apicultores de Ribeira do Pombal. “As famílias receberão capacitações sobre cooperativismo e gestão, assim poderão ampliar a renda”, acrescenta.
A Ater que promove os intercâmbios é fruto de convênio firmado entre o Incra e a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do São Francisco (Fundesf).

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
imprensa@sdr.incra.gov.br
www.incra.gov.br
Twitter: @IncraBahia
Face: www.facebook.com/incra.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário