terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mulheres amazonenses têm documentos gratuitos garantidos


 0  0 
 
 
terça-feira, 8 Setembro, 2015 - 17:45
Pelo mar, pela terra e pelo ar. Não importa como, de algum jeito, os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/ MDA), vão chegar até as mulheres rurais amazonenses. A partir desta quarta-feira (9), as agricultoras dos municípios de Iranduba, Barreirinha e Manacapuru terão a oportunidade de resgatar a cidadania e, dessa forma, garantir mais visibilidade enquanto produtoras.
A expectativa é de que 600 mulheres sejam atendidas entre os dias 09 de setembro e 06 de outubro. Será quase um mês, percorrendo comunidades para a emissão gratuita de certidão de nascimento, RG e carteira de trabalho (1ª e 2ª vias), CPF, DAP e Carteira do Produtor. Durante as ações, as trabalhadoras rurais também podem contar com outros serviços, como: fotos 3x4, cópias de documentos e orientações sobre programas do Governo Federal.
A coordenadora do Programa em Amazonas, Rosane Pinheiro da Silva, conta que já teve que viajar três dias para chegar à comunidade, incluindo viagem de avião, de carro por estradas de barro e de canoa. “E a gente chega. Mesmo com todas as dificuldades, a gente chega”, garante.
Empoderamento
Rosane realça que as mulheres dos municípios amazonenses ainda sofrem com atitudes machistas. Mesmo sendo produtoras ativas, elas ainda não têm o reconhecimento devido da produção. “Aqui, ainda vivemos em um período atrasado, em que mulheres de 60, 70 anos não têm nem certidão de nascimento, quanto mais outros documentos. Se elas forem comprar uma casa ou qualquer outra coisa, tudo vai para o nome do marido. A nossa sociedade dentro das comunidades ainda é muito machista. A gente vai até as comunidades justamente para quebrar isso”, desabafa Rosane ao salientar que os mutirões são uma forma de libertação para elas.
Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, os mutirões dão condições de empoderamento a essas mulheres do campo, resgatando também a autoestima, tantas vezes esquecida. “Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Dar acesso à documentação é o primeiro passo para a inclusão. Faz com que passem a acessar políticas públicas, como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma.
Números
De 2004 até hoje, mais de 21 mil mulheres já puderam tirar seus documentos pelo PNDTR no estado do Amazonas – foram quase 42 mil emitidos em pouco mais de dez anos de Programa.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mulheres-amazonenses-t%C3%AAm-documentos-gratuitos-garantidos#sthash.jT3FdghG.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário