terça-feira, 1 de setembro de 2015

Residência Agrária em Arte no Campo forma alunos em Santa Catarina



Publicado dia 01/09/2015
O assentamento José Maria, localizado em Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, recebeu, na última semana, a solenidade de encerramento do curso de pós-graduação lato sensu Arte no Campo. Promovida pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em parceria com o Incra e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a especialização atendeu uma demanda de formação na área de Artes para profissionais que moram ou trabalham em assentamentos do estado.
Além dos familiares, estiveram presentes no ato que marcou a conquista dos 43 formandos as coordenadores da pós-graduação, representantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e do Incra em Santa Catarina (Incra/SC), lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – apoiador do curso –, do assentamento e de escolas da região.
Desde agosto de 2013, alternando aulas na Udesc Ceart e no assentamento José Maria em Abelardo Luz, o curso buscou promover reflexões sobre a realidade vivida pelas pessoas no campo. O objetivo foi o de identificar caminhos que contribuíssem para a solução de problemas, ampliação das alternativas culturais e elevação da qualidade de vida.
A especialização ofereceu a oportunidade de integrar linguagens artísticas, tendo como eixos norteadores: arte na escola, arte na comunidade, práticas teatrais, práticas musicais e práticas de artes visuais. Dos 49 estudantes que iniciaram a formação, apenas seis não concluíram as monografias. “O índice de conclusão é também gratificante, sendo superior à média nacional dos cursos de residência agrária”, revelou a coordenadora pedagógica do curso, Tereza Franzoni.
 Para Maria de Lourdes Álvares da Rosa, representante do Pronera e do Incra/SC, foi emocionante participar da solenidade, acompanhando o desfecho de mais esse curso do programa. “A formação em arte e cultura foi o diferencial desta residência agrária, o que marca uma nova etapa nas formações oferecidas pelo Pronera”, destacou.
Desdobramentos
Como desdobramento do curso de Arte no Campo, e visando à manutenção do vínculo com vários dos assentamentos envolvidos, a equipe que atuou na especialização desenvolveu um segundo projeto para atender outra faixa etária – jovens entre 15 e 29 anos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio.
O novo projeto, intitulado Residência Agrária Jovem – Formação de Agentes Culturais no Campo, tem como objetivo a formação de agentes culturais para os assentamentos. O financiamento também será pelo Incra, em parceria com o CNPq, por meio da chamada pública MCTI/MDA-Incra/CNPq nº 19/2014 – Fortalecimento da Juventude Rural.

A previsão é a de que o projeto comece ainda neste ano, com oficinas em assentamentos de Santa Catarina (nos municípios Abelardo Luz, Catanduvas, Correia Pinto, Dionísio Cerqueira, Matos Costa e Rio Negrinho) envolvendo, também, estudantes formados na especialização em Arte no Campo.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Ceart/Udesc
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário