sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Feiras da reforma agrária potencializam cadeias produtivas em Santa Catarina



Publicado dia 17/09/2015

O impacto positivo da realização das feiras da reforma agrária para a cadeia produtiva da olericultura no planalto catarinense é um dos destaques na pauta de reuniões que acontecem ao longo desta semana (15 a 18/09) em Caçador, Calmon, Matos Costa, Timbó Grande e Santa Cecília. Os encontros são organizados por técnicos da Superintendência do Incra em Santa Catarina (Incra/SC).

Participam representantes do Banco do Brasil e de prefeituras municipais, profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto aos assentamentos, de cooperativas da reforma agrária e integrantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O objetivo é acompanhar os trabalhos dos planos de negócios desenvolvidos para cada cadeira produtiva pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI), do Incra/SC, juntamente com o programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), do Banco do Brasil.

As feiras surgiram para os agricultores assentados como alternativa de comercialização frente aos mercados institucionais – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) –, entretanto, têm se revelado uma promissora modalidade para incremento da renda familiar, sobretudo para os produtores de hortaliças. Por lidarem com produtos perecíveis, esses agricultores encontraram na venda direta ao consumidor uma ótima forma de destinar sua produção.

É o caso de Neusa e Jucemir Buffon, casal assentado no projeto Hermínio Gonçalves dos Santos, em Caçador. Desde abril, a experiência na feira montada todas as terças em frente ao centro comunitário do Bairro dos Municípios tem originado vendas tão significativas que já é uma das principais atividades da família.

“Quando chegamos pra montar a barraca já tem gente esperando para comprar. Desde a inauguração, nunca faltamos nenhum dia, mesmo agora no inverno, quando é mais difícil produzir hortaliças na região”, revela Jucemir.

Assentados de outros municípios da região também têm se beneficiado com a realização das feiras. Em Calmon e Matos Costa, a população pode adquirir os produtos da reforma agrária todas as sextas-feiras; em Timbó Grande, às quintas-feiras, e em Santa Cecília, um sábado por mês.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário