segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sociobiodiversidade ganha destaque em seminário e exposição em Brasília

0  0 
 
 
segunda-feira, 18 Maio, 2015 - 18:00
Foto: Tamires Kopp/MDA
Aproximar e articular agendas da sociobiodibersidade com as da agroecologia e da produção orgânica. Com este objetivo, será realizado o II Seminário Nacional da Sociobiodiversidade, nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília. Participam do encontro: representantes de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, bem como do setor empresarial, de instituições de pesquisa e fomento, de agentes financeiros, do terceiro setor e dos governos Federal e estaduais. Paralelamente ao evento, ocorre uma exposição com a temática no Jardim Botânico, até o dia 18 de junho, retratando a diversidade dos biomas brasileiros.  
Para a coordenadora de Diversificação Econômica da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Maria Duringer, nesse momento, há a necessidade da construção de um documento que favoreça a implementação e o monitoramento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade. “Este é um grande ganho para a agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais, uma vez que fortalece as cadeias produtivas e dinamiza os arranjos produtivos locais”, afirma.
Durante o seminário, será debatida a proposta do novo instrumento nacional da sociobiodiversidade – Programa Nacional da Sociobiodiversidade (2016/2019). A coordenação do Seminário é dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Rede Cerrado e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Exposição
Como forma de sensibilizar a sociedade sobre a riqueza dos saberes dos povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar, que vivem em harmonia com os biomas brasileiros, o MDA, MMA e MDS, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), realizam a exposição ‘Sociobiodiversidade – povos, biomas e riqueza’, retratando a diversidade nos biomas brasileiros, a conservação ambiental e a preservação dos saberes tradicionais.
A exposição fica aberta ao público no período de 19 de maio a 18 de junho, das 9h às 17h, no Centro de Visitação do Jardim Botânico, em Brasília.

Serviço
II Seminário Nacional da Sociobiodiversidade
Data: 19 e 20 de maio (terça e quarta-feira)
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro – Brasília

Exposição Sociobiodiversidade – povos, biomas e riquezas
Data: 19 de maio a 18 de junho de 2015
Hora: de 9h às 17h
Local: Centro de Visitação do Jardim Botânico.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/sociobiodiversidade-ganha-destaque-em-semin%C3%A1rio-e-exposi%C3%A7%C3%A3o-em-bras%C3%ADlia#sthash.XTKtVh4Z.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário