segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A diferença entre as reportagens de Domingo Espetacular e Fantástico sobre a Fosfoetanolamina


Da Redação
Planetas diferentes
Planetas diferentes
As duas reportagens exibidas neste domingo à noite  caminharam nitidamente em direções opostas. São ótimas para professores de Jornalismo que queiram mostrar a seus alunos a diferença entre linhas editoriais - escolhas sobre o que será mostrado ao público. 

Conflito de interesses - ou não?
Conflito de interesses - ou não?  
Felizmente a Globo já não é hegemônica como antigamente. Porque ela colocou no ar uma matéria 100% contra o remédio, conduzida pelo médico Drauzio Varella, que deu voz a dirigentes da Anvisa e da Sociedade Brasileira de Oncologia.

Nas redes sociais, após a exibição, muitas críticas e referências ao fato de que o Dr. Drauzio é oncologista e dono de uma clínica de quimioterapia. 

Já a reportagem da Record optou por ouvir pacientes que usaram os comprimidos. Deu espaço mínimo para os gabinetes e humanizou a história

Veja as reportagens:






Em sua página no Facebook, um dos integrantes da equipe que desenvolveu a Fosfoetanolamina Sintética, o oncologista Renato Meneguelo, reagiu assim à reportagem da Globo:

































-
Marcos Vinícius de Almeida, outro membro da equipe, também se manifestou nesta segunda-feira:



















-
Também via Facebook, o advogado Dennis Cincinatus, que se tornou referência na esfera judicial em sua defesa do medicamento, foi outro que questionou a Globo ter permitido que Drauzio Varella fosse seu "porta-voz" num assunto de tamanha importância:



















-

Nenhum comentário:

Postar um comentário