segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mulheres cearenses recebem mutirões de documentação

0  0 
 
 
segunda-feira, 19 Outubro, 2015 - 16:45
Ter acesso à cidadania. Para muitas trabalhadoras rurais cearenses essa será a primeira chance de tirar sua documentação, por meio dos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR/ MDA), que vão passar por seis municípios do estado, entre os dias 20 e 31 de outubro.
A coordenadora dos mutirões da Delegacia Federal do MDA no estado, Mara Lopes, comenta que a emoção é garantida para muitas trabalhadoras do campo. “Nos mutirões passados, tivemos casos de mulheres de quase 50 anos tirando identidade e CPF pela primeira vez. Agora, acreditamos que a demanda por carteira de trabalho vai ser grande, com muitas mulheres tirando pela primeira vez também”, diz.
A expectativa é atender 200 famílias das localidades de Chorozinho, General Sampaio, Paramoti, Apuiarés, Tejuçuoca e Pentecoste – quase 500 mulheres nos 12 dias de ação.
Nos mutirões, serão emitidos: 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento, de carteira de identidade e de trabalho, bem como 1ª via de CPF e prestação de serviços de fotografia e cópia de documentos, além de palestras.
Números no Ceará
Quase 43 mil mulheres já foram atendidas pelos mutirões de documentação, entre 2004 e 2015. Foram 121,5 mil documentos emitidos em mais de 450 mutirões realizados no estado.
Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, o PNDTR veio para assegurar os direitos das mulheres do campo.
“Temos a realidade de muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Assegurar a documentação é o primeiro passo, para inclusão das mulheres. Faz com que passem a acessar políticas públicas, como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma. 
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mulheres-cearenses-recebem-mutir%C3%B5es-de-documenta%C3%A7%C3%A3o#sthash.ufFhtHCk.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário