segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lutas e conquistas na agricultura familiar


 1  2 
 
 
segunda-feira, 19 Outubro, 2015 - 12:45
Paulo Barros CCOM/PI
Nesse fim de semana (17 e 18), Oeiras, no interior do Piauí, tornou-se a sede da 13° edição da Romaria da Terra e Água, um espaço de promoção e debate sobre as políticas públicas voltadas para a reforma agrária e a agricultura familiar.

Representando o ministro Patrus Anania, o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, falou da conformidade dos temas debatidos na Romaria, com os propósitos e desafios do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “O uso sustentável da terra e sua função social é o que vimos perseguindo no MDA. Trabalhamos no sentido de fortalecer da agricultura familiar, tornando, por meio de nossas políticas e programas, o rural mais produtivo, igualitário, com qualidade de vida e sustentabilidade”, completou.
Acesso à terra
Ainda em Oeiras, beneficiários da Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda Ipueira - localizada no município de Simplício Mendes (PI) - receberam as escrituras de suas propriedades, adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que no Piauí já beneficiou mais de 20 mil famílias. Na ocasião,  Adhemar Almeida anunciou a pactuação de convênio de mais de R$ 5 milhões entre o MDA e Governo do PI, para a operacionalização do PNCF no estado.

Para o governador Welington Dias, a parceria com o MDA traz oportunidades e desenvolvimento para o Estado. “Politicas como o Crédito Fundiário e Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, entre outras, são responsáveis pela melhoria na vida de milhares de agricultores e agricultoras piauienses", afirmou.
Cidadania e inclusão
Na ocasião, foi assinado também de Acordo de Cooperação entre o MDA, por meio da diretoria de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas, e o governo do Estado do Piauí, que vai permitir maior participação do Estado nos mutirões itinerantes do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR).

O PI é o estado com o maior número de realização de mutirões em 2015, tendo atendido a 73.190 mulheres, emitido cerca de 200 mil documentos em 649 mutirões. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também foi inaugurada, no município. Uma ação proposta pelo deputado Federal, Assis Carvalho (PT/PI), e realizada pelos governos federal e estadual.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/lutas-e-conquistas-na-agricultura-familiar#sthash.e4Qf5TxQ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário