segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Feira aproxima agricultores familiares do semiárido às políticas públicas

0  0 
 
 
segunda-feira, 19 Outubro, 2015 - 17:30
Considerado o maior evento para a agricultura familiar da região Nordeste, a Feira Semiárido Show 2015, há 40 quilômetros de Petrolina (PE), começa nesta terça-feira (20). Esta é a sexta edição do evento que, mais uma vez, conta com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai promover diversas atividades, como cursos de capacitação, exposições, rodas de leitura e demonstrações tecnológicas.
Por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), o MDA vai realizar a Oficina de Capacitação de Técnicos e Beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A Roda de Diálogo Integração e Acesso às Políticas Públicas da Agricultura Familiar abre a programação das oficinas com a participação do secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Onaur Ruano, que representa o ministro Patrus Ananias no evento.
Para Adhemar Lopes de Almeida, a Feira é mais uma oportunidade de reunir os beneficiários das políticas do MDA para compartilhar experiências e estratégias, particularmente no que diz respeito à convivência com o semiárido. “É um bioma extremamente desafiador, por causa de suas condições naturais extremas de pouca chuva, solos pobres, mas que tem uma população muito guerreira. Então esse momento é de resgatar e dividir essas experiências, unindo-as com o conhecimento desenvolvido pela Embrapa e outras instituições de pesquisa, com os saberes locais”, destacou ao salientar que o desafio desse bioma é estabelecer uma estratégia de convivência.
O Programa Arca das Letras também tem programação na Feira. Na quinta-feira (22) está previsto um encontro com agentes de leitura das arcas, localizados por todo o semiárido, para uma reciclagem de seus treinamentos.
Semiárido Show 2015
Este ano, a Feira traz o tema ‘Territórios, água e Agroecologia: base para a vida no Semiárido’, devido à necessidade da garantia desses elementos essenciais para o bem viver nessa região.
A Feira, que segue até sexta-feira (23), conta com uma área de 20 hectares - sendo 12 deles destinados à instalação de vitrines para demonstração de tecnologias em campo e oito para estandes e salas climatizadas.
Cerca de 100 tipos diferentes de novas tecnologias estarão expostos no evento que prevê receber cerca de 20 mil visitantes.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/feira-aproxima-agricultores-familiares-do-semi%C3%A1rido-%C3%A0s-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas#sthash.VKKmx4h0.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário