quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Incra e Idesam intensificam apoio à produção e comercialização de assentados no Amazonas



Publicado dia 20/10/2015

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) – por meio de contrato de assistência técnica social e ambiental (Ates) com o Incra no Amazonas , intensificou entre 15 de setembro a 15 de outubro, o atendimento as famílias assentadas da zona rural de Manaus e Presidente Figueiredo.

As atividades envolveram apoio à produção e à comercialização e também contemplam ações de promoção da saúde. Foram realizadas 32 atividades coletivas e 70 visitas técnicas aos assentados que capacitaram parte das 1007 famílias de acordo com a característica de cada um dos seis assentamentos atendidos.

De acordo com o coordenador do projeto no Idesam, Eng. Florestal André Vianna, os próprios comunitários e lideranças locais identificaram as atividades como prioritárias, pautando várias atividades do projeto.

“A criação de galinha caipira é uma atividade com grande potencial de geração de renda e segurança alimentar das famílias. Somadas a essa, foram realizados cursos de adubação orgânica, práticas de implantação de hortas orgânicas, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) e de viveiros de mudas”, destaca.

As atividades vão beneficiar cerca de 1007 famílias que vivem nos Assentamentos Tarumã Mirim e Cuieiras Anavilhanas, na zona Rural de Manaus e nos assentamentos Canoas, Rio Pardo, Uatumã e Morena , em Presidente Figueiredo.

Inserção social e produtiva
Para a coordenadora do programa de Assistência Técnica Social e Ambiental para assentados do Incra no Amazonas, Eng. Agrônoma Keilla Fernandes, o objetivo é inserir os pequenos agricultores diretamente no mercado, levando produtos saudáveis e de qualidade aos consumidores, tudo isso sem abrir mão do desenvolvimento social das famílias assentadas.

“Todas essas ações vêm ao encontro de um conjunto de atividades planejadas para os projetos de assentamento, para promover a produção sustentável no Amazonas, com o uso de tecnologias alternativas e de baixo custo para os produtores. É gratificante sentir o restabelecimento da confiança de nossos assentados em si mesmos e perceber a adesão cada vez maior daquelas famílias a essa nova proposta de atividades oferecida pelo INCRA”, diz Keilla Fernandes.

Produção Coletiva

A fim de promover a venda da produção agrícola de forma coletiva a programas governamentais de compras, foram realizadas, no PA Tarumã Mirim, oficinas para o desenvolvimento de calendários agrícolas e reuniões de organização da produção.

No Projeto de Desenvolvimento Sustentável Cuieiras Anavilhanas foram realizadas reuniões com grupos de mulheres, cursos para fomentar a criação de aves e atividades de apoio à produção orgânica.

Já Em Presidente Figueiredo, as ações de capacitação contemplaram temas como adubação verde, montagem de aerador para piscicultura e criação de peixes em canal de igarapé.

Turismo Rural
Além das oficinas, a equipe de assistência técnica trabalhou junto aos assentados do PDS Morena na abertura e limpeza de trilhas nas cachoeiras, visando fomentar o turismo no PDS Morena.

Os técnicos também apoiaram a participação das artesãs dos PA Canoas e Rio Pardo em uma feira de artesanato e gastronomia, realizada em parceria com o Sebrae Amazonas e a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo.

Saúde

Através de parcerias com as secretarias municipais de Saúde de Manaus e de Presidente Figueiredo, o projeto também realizou uma série de atividades de conscientização e atendimento médico nos assentamentos dos dois municípios.

Na capital, a atividade foi concretizada no ramal Novo Amanhecer, na área do PA Tarumã Mirim. Enquanto a equipe da secretaria realizava consultas médicas, coleta de sangue para exames diagnósticos de malária, pesagem e medição de crianças, vacinação e exames de glicemia; a assistente social Adriana Micheline, do Idesam, tirava dúvidas sobre benefícios sociais, como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.

Em Presidente Figueiredo, a Escola Municipal Marcos Freire (PA Uatumã) foi sede de palestras sobre controle de endemias – dengue e febre Chikungunya – e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“A educação para prevenção de endemias é fundamental, principalmente em nosso município, onde já ocorreram dois surtos de dengue na área rural em 2014 e 2015”, comentou a técnica Cristiane Sales Girão, palestrante cedida pela secretaria municipal de saúde.

Áreas de Atuação

As atividades de Ates do Idesam, com apoio do Incra, são divididas em temas e contemplam capacitação, transferência de tecnologias sociais, implantação de Unidades Demonstrativas (UD) e o apoio à produção e à comercialização. Paralelamente, são realizadas ações de assistência social e, com apoio de parceiros, ações na área de saúde.

“Para o próximo período de atividades, além das ações já programadas sobre produção rural, queremos intensificar as atividades de troca de informações e conscientização para evitar as queimadas, que causam danos não só no campo, mas também na zona urbana de Manaus”, destaca Vianna.

Adaptado de conteúdo publicado em Idesam por:

Texto: André Vianna e Samuel Simões Neto
Foto: Caio Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário