quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Incra/RS realiza inscrições de famílias candidatas a novo assentamento



Publicado dia 20/10/2015
As inscrições serão realizadas na sede do assentamento Dom Orlando Dotti - Foto: Ascom Incra/RS
 
As inscrições de candidatos a lotes no assentamento criado no início do mês no município de Esmeralda (RS) iniciam-se nesta terça-feira (20). A recepção de documentos e as entrevistas com as famílias serão realizadas na sede do assentamento Dom Orlando Dotti até a próxima sexta-feira (23).
 
O trabalho será executado por cinco servidores das Divisões de Obtenção e de Desenvolvimento da Superintendência Regional do Incra no Rio Grande no Sul. Eles incluirão os dados dos entrevistados no Sistema de Inscrição de Edital de Lotes (SIEL – desenvolvido pela regional), para posterior avaliação dos critérios exigidos. 
 
Os candidatos serão selecionados conforme o Edital nº 04/2015, estando habilitados a concorrerem aqueles que possuem cadastro atualizado junto ao Instituto e que estejam em acampamentos próximos ao referido assentamento. 
 
Além de apresentar a documentação estabelecida pelo Edital, os interessados devem comprovar experiência em atividades agrícolas e afins. 
 
Eles poderão optar por áreas para produção individual (37 lotes) ou coletiva (90 lotes), definidas de acordo com a tipologia dos solos e o tipo de exploração mais recomendado, apontados pelo Estudo de Capacidade de Geração de Renda, que foi elaborado previamente por servidores do Incra/RS.
 
Inicialmente, foram disponibilizadas 127 parcelas no novo assentamento. O agricultor João de Oliveira, acampado há sete anos, pretende participar do processo seletivo na expectativa de conquistar um “pedaço de terra” para toda a família. “Fui para o acampamento por questão financeira, porque eu nunca tive condições de comprar uma terra. Sempre trabalhei como diarista nas lavouras dos outros”, conta ele aos 59 anos. Casado e pai de três filhos, Oliveira diz que, se contemplado com um lote, irá se dedicar ao cultivo de alimentos orgânicos para autoconsumo e comercialização do excedente. 
 
A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado até 10 dias após o término das inscrições, com prazo para recurso. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário