segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Bolsa Família vai complementar a renda de 14 milhões de famílias neste mês


Nesta segunda (19) também será disponibilizado aplicativo gratuito com informações do programa para beneficiários
Publicado19/10/2015 11h15,
Foto: Sergio Amaral

Brasília
 – A partir desta segunda-feira (19), 14 milhões de famílias brasileiras começam a receber o Bolsa Família de outubro. O pagamento será feito de forma escalonada até o dia 30. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar R$ 2,3 bilhões aos beneficiários, com o valor médio de R$ 163,57 por família.

Para saber o dia em que o recurso estará disponível para saque, o beneficiário precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no seu cartão. Para cada final, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família poderá fazer a retirada do dinheiro. O valor fica disponível para saque por 90 dias.
 Neste mês de outubro, o programa social completa 12 anos de existência, tendo retirado 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza e com a garantia da permanência das crianças na escola e o acompanhamento frequente de saúde. O valor repassado a cada família depende da quantidade de membros por casa, da idade de cada um e da renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 
Novidade – Também na segunda-feira (19), o MDS irá lançar uma nova ferramenta de consulta às informações do Bolsa Família. Pelo celular, os beneficiários poderão conferir o calendário de pagamento do próximo mês, consultar o status do benefício (se está liberado, cancelado ou bloqueado), localizar o ponto da Caixa Econômica Federal mais próximo para receber o pagamento, tirar dúvidas e obter informações e novidades do programa. 
Para acessar o serviço, o beneficiário precisa ter um aparelho com acesso à internet (smartphone) e baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas dos sistemas operacionais Android (Google Play), IOS (App Store) e Windows (Loja). 
Desde julho deste ano, as informações referentes ao pagamento do mês seguinte podem ser visualizadas no extrato do programa, que também notifica quando é preciso atualizar os dados do Cadastro Único. O comprovante também alerta sobre o descumprimento de alguma das condicionalidades do programa por parte de algum integrante da família. 
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário