O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito - (Denatran), montou um estande no Salão Duas Rodas 2015 que acontece no Anhembi, em São Paulo. O evento é direcionado ao mercado consumidor de motocicletas e bicicletas no Brasil, tido como um dos maiores do mundo. A proposta é fazer um alerta aos motoqueiros sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito para evitar acidentes.
No estande do Denatran estão disponíveis modelos de motos de 106 cilindradas e 300 cilindradas, com informações sobre a Resolução nº 509/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de sistema antitravamento ou do sistema de frenagem combinada das rodas, nas motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos. De acordo com a resolução, a partir de 1º de janeiro de 2016, 10% da produção e importação desses veículos devem vir com o sistema antitravamento ABS em todas as rodas ou sistema de frenagem combinada das rodas (CBS).
Além disso, os participantes também recebem o guia do motociclista consciente com regras e as principais dúvidas sobre as resoluções de trânsito para motocicletas, motonetas e ciclomotores. Um simulador de bicicleta elétrica também faz parte da mostra, onde técnicos do Denatran distribuem a Cartilha do Ciclista e orientam sobre segurança e conforto para motociclistas e ciclistas, além da correta utilização do veículo.
Também está sendo distribuído o Código de Trânsito Brasileiro para crianças, em alusão ao Dia das Crianças. Em linguagem lúdica, as crianças aprendem um pouco sobre placas de trânsito, infrações e atores envolvidos no trânsito.
O Salão Duas Rodas acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, até a próxima terça-feira (12). A expectativa é que mais de 260 mil pessoas visitem o local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário