domingo, 11 de outubro de 2015

Grã-Bretanha proíbe fumar dentro do carro na presença de menores


Quem desobedecer vai receber uma multa equivalente a quase R$ 300. Pesquisadores estimam que a proibição já poupou a saúde de 90 mil crianças.

Os carros que transitam pelas ruas e estradas da Grã-Bretanha vão estar sujeitos a uma lei nova em outubro. E a novidade tem a ver com a emissão de fumaça.
Cenas como a mostrada no vídeo não poderão mais acontecer na Inglaterra e no País de Gales. A partir de outubro, carros transportando menores de 18 anos vão ser, obrigatoriamente, ambientes livres de fumaça.
O governo intensificou a campanha de conscientização, com vídeos que mostram os perigos do fumo passivo, uma das principais causas de problemas respiratórios em crianças.
“É ilegal fumar num veículo com qualquer pessoa menor de 18 anos. O motorista e o fumante poderão ser multados”, diz um vídeo da campanha.
Quem desobedecer vai receber uma multa equivalente a quase R$ 300.
“Fumar pode causar bronquite, pneumonia, meningite e câncer. Pare”, alerta a campanha.
“Não adianta tentar evitar a fumaça colocando o braço para fora do carro”, diz um especialista. “A fumaça vai voltar”.
Mas um representante da indústria do tabaco acha que vai ser muito difícil fiscalizar todos os carros.
Faz oito anos que a Inglaterra baniu o cigarro em bares, clubes, cafés, fábricas e escritórios. Pesquisadores estimam que a proibição tenha poupado a saúde de 90 mil crianças até agora.
Uma organização que representa seis mil profissionais de saúde acha que ainda é preciso fazer mais: criar zonas de exclusão em volta de parques, escolas e pubs. Isso acabaria também com as áreas externas, os fumódromos dos bares.
São propostas que seguem o mesmo raciocínio: quanto mais inconveniente for o ato de fumar, mais gente vai largar o hábito. E menos crianças vão estar expostas ao exemplo do vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário