sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Intercâmbio reúne juventude rural nordestina

0  0 
 
 
sexta-feira, 9 Outubro, 2015 - 17:45
Foto: Dainne Luna / Serta
Luíza Dulci reafirma empenho do MDA em fortalecer o debate sobre a sucessão e a ampliação do acesso da juventude às políticas públicas
Com objetivo de discutir temas relevantes para o protagonismo da juventude rural, como sucessão, acesso à terra, educação, cultura/lazer e agroecologia, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove, hoje (9) e amanhã (10), o Intercâmbio Regional da Juventude Rural.
O evento, que ocorre na sede do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em Glória de Goitá (PE), reúne cerca de 250 jovens rurais de sete estados do Nordeste - AL, BA, CE, PE, PB, PI e RN, representantes de movimentos e organizações sociais.
Organizado pela Secretaria de Reordenamento Agrário em parceria com a Assessoria de Juventude, ambas do MDA, o encontro é um espaço de debates, troca de experiências e diálogo, que busca destacar a importância do jovem rural para o fortalecimento e consolidação da agricultura familiar e para a soberania alimentar e nutricional.
Para o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, mais que promover debates, o Intercâmbio tem função estratégica na formação cidadã dos jovens rurais. “É a partir dessa troca, das análises e proposições, que esse jovem se percebe atuante no processo de desenvolvimento de sua comunidade, de seu estado e do país”, disse Almeida.
Em sua fala, a assessora de Juventude do MDA, Luíza Dulci, reafirmou o empenho do MDA em fortalecer o debate sobre a sucessão e a ampliação do acesso da juventude às políticas públicas.

O olhar da juventude
Reunidos em um só proposito, jovens de organizações e movimentos sociais reafirmam a importância do Intercâmbio, na construção de um projeto maior para a juventude rural.
Rejane Silva da Costa, 29 anos, técnica agrícola, beneficiária do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em Piracuruca (PI), viajou 500 Km para participar do encontro. “Para nós, jovens agricultores, poder trocar experiências e debater temas comuns à juventude rural é enriquecedor. Voltamos melhores e incentivados”, comentou a agricultora.
Segundo o jovem da Pastoral da Juventude Rural (PJR), de Tupanatinga (PE), Rodrigo Silva de Moura, 18 anos, o intercâmbio é importante para que o jovem rural possa conhecer e discutir as políticas públicas voltadas para ele, ampliando não só o conhecimento, mas as conquistas que vão ajudar a melhorar vida dos jovens no campo.
“Temos aqui a oportunidade de colocar nossas demandas e mostrar o nosso potencial, enquanto formuladores de propostas, fortalecendo o debate sobre o que nós queremos. Queremos permanecer no campo sim, mas com qualidade e dignidade. Estamos aqui somando forças para isso”, afirmou Hildenize dos Anjos da Silva, 24 anos, membro da Comissão Estadual da Juventude Rural da Fetape e Técnica em Agroecologia do Serta.

Serviço
Intercâmbio Regional da Juventude Rural
Data: 9 e 10 de outubro
Hora: das 8h às 18h.
Local: Sede do Serta - Rodovia PE 50 - Km 14 - Campo da Sementeira, S/N - Zona Rural, Glória do Goitá (PE).
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/interc%C3%A2mbio-re%C3%BAne-juventude-rural-nordestina#sthash.Bg4IPatp.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário