domingo, 11 de outubro de 2015

New Jersey: Movimento de aumento da idade para compra de cigarros ganha força

 in LocalNotícias 22 dias atrás 2 Visualizações

0
0
Foto14 Jovens fumando
New Jersey é um dos 5 estados cuja a idade mínima para comprar cigarros é 19 anos, sendo Alabama, Alaska, Massachusetts e Utah os outros. A idade mínima nos outros 45 estados é 18 anos
Oito prefeituras em New Jersey aumentaram a idade para 21 anos: Bogota, East Rutherford, Englewood, Garfield, Highland Park, Princeton, Sayreville e Teaneck
Embora a cidade de North Plainfield (NJ) tenha votado recentemente a favor de uma ordenança para o aumento da idade de 19 para 21 para a compra de tabaco e seus derivados, a decisão está ganhando força em outras regiões, informou o Senador Richard Codey. Ele redigiu uma proposta no Senado para o aumento em todo o estado.
“O momento está a nosso favor”, disse ele.
Em junho, o município de Rutherford (NJ) apresentou um projeto de lei para banir a venda de tabaco, incluindo aparatos eletrônicos, para qualquer pessoa menor de 21 anos. Atualmente, 8 prefeituras em New Jersey aumentaram a idade para 21 anos: Bogota, East Rutherford, Englewood, Garfield, Highland Park, Princeton, Sayreville e Teaneck.
A proposta apresentada no Senado Estadual está sendo avaliada pelo Comitê de Saúde e Serviços aos Idosos, na Assembleia Estadual, depois de ter sido aprovada pelo Comitê Estadual do Senado em junho.
“Eu conversei com o porta-voz (Vincent Prieto) e tenho confiança sobre as nossas chances de ela ser aprovada”, disse Codey (D-Essex), que ajudou a redigir o projeto de lei com o Senador Joseph Vitale (D-Middlesex). “Eu espero que até o final do ano”.
“Nós temos todas essas cidades se apresentando e dizendo que essa é a coisa certa a ser feita. Quando eu era governador, elevei a idade de 18 para 19 (em 2006). Desde então, o número de pessoas que morrem de males relacionados ao tabagismo baixou, e mais importante, a quantidade de novos fumantes diminuiu”.
Codey acrescentou que, se a proposta for aprovada, o Estado economizará milhões de dólares com a verba atual sendo gasta no cuidado de pessoas que sofrem de doenças relacionadas ao tabagismo. A elevação da idade para 21 está se tornando uma tendência nacional, disse Karen Blumenfeld, diretora executiva do Global Advisory on Smoke-free Policy, um grupo de combate ao tabagismo com sede em Summit (NJ).
O Havaí se tornou o primeiro estado nos EUA a elevar a idade para 21 e outros 8 estados, incluindo New Jersey, apresentaram projetos de leis que visam fazer o mesmo.
Blumenfeld citou o crescente movimento estadual a favor da elevação da idade em Massachusetts, onde quase 24 cidades o fizeram e na Califórnia o Senado aprovou uma proposta em junho e aguarda apresenta-la na Assembleia.
Atualmente, New Jersey é um dos 5 estados cuja a idade mínima para comprar cigarros é 19 anos, sendo Alabama, Alaska, Massachusetts e Utah os outros. A idade mínima nos outros 45 estados é 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário