sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Incra/AL vai apresentar propostas de quintais produtivos no Canal do Sertão

Publicado dia 16/10/2015
 
A Superintendência Regional do Incra em Alagoas vai apresentar propostas de  implantação dos chamados quintais produtivos (como são conhecidos os pequenos projetos de irrigação que permitem a produção intensiva por agricultores familiares) para áreas do entrono no Canal do Sertão - obra que levará água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios de Alagoas. 
 
A proposta surgiu em reunião, na última terça-feira (13), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), com a participação do Incra/AL, movimentos sociais e demais órgão ligados à gestão do Canal do Sertão. A apresentação da demanda qualificada nas áreas de assentamento ocorrerá até o próximo dia 27.
 
O Incra/AL sugeriu que a discussão fosse feita em conjunto com o estudo das cadeias produtivas já montadas. O órgão fará uma qualificação das demandas, por meio de um sistema de informações geográficas (SIG) em assentamentos em um raio de até 15 km no entorno do canal, com o levantamento da assistência técnica, da produção das famílias, aptidão das áreas e tipo de solo. 
 
De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra/AL, Alessandra Costa, a partir daí será construído o processo de negociação com o Governo do Estado. Nesse momento será apresentado o tamanho do projeto, o quê e a quem irá atender. “A ideia é construir uma proposta com sistemas simplificados - que demandam menos recursos -, kits de irrigação, assistência técnica e fomento, para o aproveitamento da vazão de água do canal”, completou.
 
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, disse que quer manter um diálogo aberto com a sociedade para receber sugestões com benefícios sociais e econômicos para as famílias da área do Canal. “Precisamos de ações efetivas para o uso das águas do Canal do Sertão. O Governo acredita no potencial da obra e determinou que seu impacto econômico e social precisa alcançar os agricultores e suas famílias”, afirmou. 
 
Quintais produtivos em AL
Os quintais produtivos de Alagoas partem da ideia de se montar kits de irrigação, com recursos da Secretaria Estadual de Agricultura estadual e apoio técnico da Emater, para o desenvolvimento das áreas no entorno do Canal do Sertão. 
 
Busca-se, com o projeto, intensificar a produção de alimentos por assentados e agricultores familiares utilizando modernas técnicas de irrigação e com assistência de órgãos e profissionais qualificados.
 
Canal do Sertão
A obra, quando concluída, terá 250 quilômetros de extensão e levará água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios de Alagoas, melhorando a qualidade de vida na região e desenvolvendo a economia local. Somente a primeira etapa da obra, já inaugurada e com 65 quilômetros de extensão, contribuiu para a geração de mais de 15 mil empregos e com a irrigação de seis mil hectares de terra, segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
 
O investimento total na obra é de R$ 1,5 bilhão, realizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além do consumo humano, a água do Canal do Sertão Alagoano servirá também para a atividade agrícola de diversos municípios, a exemplo de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário