terça-feira, 13 de outubro de 2015

Mutirão vai emitir cerca de mil documentos de graça em Alagoas

0  0 
 
 
terça-feira, 13 Outubro, 2015 - 13:45
Começa nesta terça-feira (13) o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural que vai atender mulheres do município de Igreja Nova, em Alagoas. Até a sexta (16), quatro comunidades vão receber a ação que emite de graça documentos civis e trabalhistas.
A expectativa é que 400 famílias sejam atendidas. Serão emitidos carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e carteira de trabalho. Fora a emissão dos documentos, será possível efetuar o cadastro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), tirar fotografias e assistir palestras educativas. As comunidades atendidas pelo mutirão serão as de Sapé, Vista Alegre e Tabuleiro dos Negros.
A coordenadora substituta de acesso a terra e cidadania do MDA, Tereza Arruda, explica que o mutirão vai além da emissão dos documentos. “O programa é visto como uma grande conquista para as mulheres rurais, porque é uma demanda que existe há muito tempo. Hoje ele emite vários documentos de forma gratuita, além de também oferecer ações educativas, como palestras previdenciárias, de enfrentamento à violência, sobre orientação de crédito à mulher. Então, é uma forma de garantir a cidadania e a autonomia das mulheres do meio rural”, afirma.
Também haverá durante o mutirão palestras, fotografia e mais informações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e orientações sociais ligadas a Secretaria de Assistência Social.
 
O mutirão conta com a parceria de órgãos como a Secretaria Municipal De Assistência Social, Associação De Agricultores Familiares Remanescentes Quilombola do Povoado Sapé e Associação Nova Esperança.
O Programa em Alagoas
Desde 2004 até hoje 134 mutirões já foram feitos no estado. Eles passaram por 129 municípios e atenderam mais de 58 mil mulheres. O que totaliza quase 111 mil documentos emitidos em Alagoas.
 
Serviço
Data: 13 a 16/10
Horário: 08 às 16h
Local: Escola Municipal De Educação Básica Manoel Pinheiro Falconeri.
Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mutir%C3%A3o-vai-emitir-cerca-de-mil-documentos-de-gra%C3%A7a#sthash.0b22CCCa.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário