terça-feira, 13 de outubro de 2015

Todos pela soberania alimentar


 1  0 
 
 
terça-feira, 13 Outubro, 2015 - 16:15
Fotos: Rony Sousa/MDA
Patrus confere trabalhos sobre soberania alimentar realizados no I Congresso Mirim do MPA
Conhecida como o berço do sindicalismo moderno, a cidade de São Bernardo do Campo (SP) recebe o I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Com o tema ‘Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária e por Soberania Alimentar’, o evento reúne mais de quatro mil pessoas de vários estados do país. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou da abertura oficial nesta terça-feira (12).
Em seu discurso, Patrus ressaltou que, além de comercial, a agricultura familiar tem um lado cultural importante para o desenvolvimento sustentável do país. “Ela implica uma relação com à terra, com o meio ambiente, implica em produzir alimentos em quantidade e qualidade e, ao mesmo tempo, em preservar os recursos naturais para a futura geração de camponeses”, destacou.
Patrus relatou aos presentes viagens que têm realizado por todo o país, por meio do projeto Territórios em Foco. E garantiu: “O Brasil está vivo, cheios de realizações. Temos desafios, temos que continuar avançando para que o Brasil se torne, cada vez mais, os pais e mães gentis.”
O ministro também elogiou a iniciativa de união dos movimentos para a realização do Congresso. “A terra é a mesma, como dizem os camponeses: se o campo não planta, a cidade não janta”, exemplificou.
Frei Sérgio do MPA lembrou que o evento ocorre em um momento de transformação do país. “Temos a primeira geração de crianças que não passa fome na história”, disse. Mas observou que é necessário avançar.  “Nós camponeses, vocês operários, juntos, para construir um país mais decente para todos nós.”
Paulo Cayres, Paulão, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), da CUT,  salientou a participação da juventude no encontro. “Aqui, temos mais de 50% dos participantes de jovens. Essa juventude é revolucionária, tem mudado a cara desse país e vai continuar mudando”, afirmou.
Semente do futuro
Paralelamente ao encontro dos adultos, ocorre o I Congresso Mirim do MPA. As crianças trabalham o tema da soberania alimentar, de maneira lúdica e pedagógica, com pintura, música e brincadeira de roda.  Patrus, ao lado do ex-presidente Lula, conferiu de perto os trabalhos dos pequenos.
Durante a abertura oficial, o ex-presidente lembrou programas fundamentais criados para fortalecer a agricultura familiar brasileira, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Mais Alimentos, que impulsionou a indústria de máquinas nacionais. “Antes as pessoas queriam plantar, agora querem plantar alimentos orgânicos, agroecológicos”, comentou.
As atividades seguem até sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação. 
Territórios em Foco
 

Para direcionar melhor as políticas públicas para o meio rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) trabalha com o conceito de Territórios de Identidade. O território é formado por uma reunião de municípios que compartilham aspectos históricos, culturais, econômicos, geográficos, sociais comuns. Dentro dos territórios, a sociedade civil e o poder público se organizam em colegiados, para monitorar a execução de políticas públicas para o campo.
O ministro Patrus Ananias iniciou, em julho deste ano, uma série de viagens para conhecer de pertos os resultados e desafios para fortalecer essa estratégia de desenvolvimento rural. Patrus já esteve nos territórios Sertão Central (CE), Vale do Itapecuru (MA), Norte (ES), e Baía de Ilha Grande (RJ). Nas atividades, visitas a espaços da agricultura familiar, assentamentos, acampamentos, quilombolas, colegiados e movimentos sociais. A ideia é aproximar o poder público das comunidades rurais

Mariana Sacramento
Ascom MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/todos-pela-soberania-alimentar#sthash.FVsEWsva.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário