sexta-feira, 3 de julho de 2015

Agricultura familiar ganha destaque em eventos em Tucuruí/PA



Publicado dia 03/07/2015
 
Dois eventos ligados à agricultura familiar ocorreram no último fim de semana, no município de Tucuruí (PA), no Sudeste paraense e distante cerca de 480 km da capital Belém. Os eventos foram: “III Encontro de Produtores Rurais do Entorno do Lago” e  “II Feira da Agricultura Familiar de Tucuruí (Feiradaf)”.
 
Aconteceu no último sábado (27), o III Encontro de Produtores Rurais do Entorno do Lago que, além de discutir as novas tecnologias ligadas à pecuária, abordou também o tema da agricultura familiar. Isso marca um novo momento de aproximação entre os grandes e os pequenos produtores rurais do município e da região do lago de Tucuruí. É notório que ambos os públicos têm interesses comuns relacionados à terra e ao escoamento da produção agrícola. “Essa interação é muito importante, porque o simples fato de discutir com um vizinho, às vezes, já resolve o nosso problema”, coloca de maneira sintética, Jackson Albuquerque, que é secretário municipal adjunto de agricultura da Prefeitura Municipal de Tucuruí.
 
O assegurador do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Incra no Sul do Pará, Antonio Cazzanelli, palestrou sobre a agricultura familiar nos assentamentos. “Temos que ser eficientes. Produzir com qualidade num pequeno pedaço de terra. Este é o nosso desafio”, aponta Cazzanelli. Ele falou ainda do trabalho de assistência técnica viabilizado pelo Incra, por meio das prestadoras, contratadas via Chamada Pública. Atualmente, existem 454 projetos de assentamento com assistência técnica contratada no Sul e Sudeste do Pará, por meio de 32 contratos em vigor. São 44 mil famílias assistidas na região.
 
Ao mesmo tempo, os produtos da agricultura familiar eram expostos na II Feira da Agricultura Familiar de Tucuruí (Feiradaf), que ocorria na Praça da Bandeira, se estendendo até o domingo (28). Lá, os assentados da reforma agrária comercializaram toda a diversidade de frutas, hortaliças, carnes e outros produtos beneficiados. 
 
Estiveram presentes agricultores dos assentamentos Amapá I e II, Pouso Bonito, Vista Alegre, Chico Mendes I e II, Zumbi dos Palmares, Barrageira, 8 de Março, Montes Belos, Raio de Sol I e II, Sol Nascente, Bom Futuro e Rio Bandeira. Outros assentamentos próximos também foram convidados pela Comater, prestadora contratada pelo Incra para prestação de serviços de assistência técnica, que organizou a Feiradaf.
 
De acordo com Rodrigo Chaves, engenheiro florestal da Comater, o objetivo da feira é fortalecer a agricultura familiar local. “Convidamos alguns assentamentos próximos, que apesar de não estarem sob assistência da nossa prestadora, também fazem parte da agricultura familiar da região. Pois nossa ideia com este evento é dar apoio e desenvolver a agricultura familiar local”, pondera Rodrigo. 
 
A Feiradaf contemplou assentamentos do chamado Núcleo Operacional de Montes Belos. Uma outra feira está agendada para o mês de agosto, em que estarão presentes os agricultores do Núcleo Operacional de Arataú. 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Marabá
(94) 3324-2420 / 3982 / 1752
ascom@mba.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/maraba

Nenhum comentário:

Postar um comentário