domingo, 12 de julho de 2015

Agroindústria familiar e cooperativismo solidário ganham destaque no RS

0  0 
 
 
sexta-feira, 10 Julho, 2015 - 17:45
Avançar na organização e agregação de valor da produção de alimentos saudáveis é o mote das políticas públicas para agroindústria familiar e cooperativismo. E para aprofundar essa agenda nos estados e municípios, de acordo com as novas medidas do Plano Safra 2015/2016, o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Marcelo Piccin, está em Santa Maria (RS), nesta sexta-feira (10).
O ponto de encontro é a Feira Latino Americana de Economia Solidária (EcoSOL), que ocorre em paralelo à Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP), onde são comercializados produtos ecológicos da agricultura familiar e da economia solidária e, ao mesmo tempo, são incentivados o comércio justo e o consumo ético e solidário. 
No tema da agroindústria familiar, o destaque foi o Suasa. O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária permite que produtos certificados da agroindústria familiar, que atendem as normas exigidas pela legislação sanitária, possam ser comercializados em todo o  Brasil, promovendo geração de emprego, renda e abastecimento alimentar.
“O reconhecimento da agroindústria artesanal, considerando costumes, hábitos e conhecimentos tradicionais é uma conquista, na perspectiva da valorização da diversidade alimentar, do multiculturalismo dos povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares”, pontuou Marcelo Piccin.
O Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura familiar e da Reforma Agrária (Cooperaf) também foi apresentado aos presentes. O objetivo é beneficiar mais de mil cooperativas com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), formação e capacitação de sócios e dirigentes, gestão e organização da produção e acesso a mercados.
“Uma cooperativa é uma empresa solidária formada por pessoas com interesses econômicos, sociais, culturais e ambientais comuns. Portanto, deve ter um processo forte de formação das pessoas que as dirigem e dos associados para funcionar observando os princípios que compõem o cooperativismo solidário da agricultura familiar”, acrescentou o diretor.
Universidade Federal de Santa Maria
Para os universitários do curso de Gestão de Cooperativas, Marcelo Piccin vai apresentar e conversar sobre a importância do cooperativismo para a agricultura familiar e as ações de fomento do MDA. O encontro está marcado para esta sexta-feira (10), a partir das 19h.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agroind%C3%BAstria-familiar-e-cooperativismo-solid%C3%A1rio-ganham-destaque-no-rs#sthash.jUH6ZPaz.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário